Política
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Rui Costa diz que Lula escolheu Miriam Belchior para Casa Civil

O ministro Rui Costa (PT-BA) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já comunicou a escolha da ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Miriam Belchior (PT), para a Casa Civil da Presidência da República.

A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (29) em entrevista à Rádio 95 FM de Jequié (BA).

“O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, disse Costa.

secretária executiva do ministério da Casa Civil já tinha sido apontada por fontes do Palácio do Planalto como a provável sucessora de Costa.

A opção caseira não encontrou resistências no partido; foi considerada o caminho “natural” entre os governistas apesar das reclamações de uma ala do centrão.

Miriam Belchior faz parte do quadro histórico do PT e é ex-mulher do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002, além de ser uma veterana de administrações petistas: foi ministra do Planejamento, da Casa Civil, presidente da Caixa e coordenadora do PAC.

Petistas ouvidos pela CNN dizem que Belchior tem um perfil mais conciliador que o de Rui Costa, que colecionou atritos durante sua passagem pela pasta.

Saída de ministros de Lula

Cerca de 20 ministros devem deixar o governo até abril para disputar as eleições. Segundo apurou a CNN, a tendência, neste momento, é que os secretários-executivos sejam alçados a ministros com o objetivo de manter o andamento das pastas.

Parte do primeiro escalão de Lula já foi a público confirmar a decisão, enquanto outros nomes seguem em negociações nos bastidores.

Para os cargos de senador, deputado federal e governador, os ministros de Estado têm até seis meses antes do pleito para deixar os postos que ocupam atualmente, conforme determina a legislação eleitoral.

Fonte: CNN