
Foram 13 anos longe do Brasil. Agora, a marca Pelé volta a ser gerida por uma empresa brasileira, a NR Sports. A agência, responsável por administrar a carreira e imagem de Neymar Jr. e controlada por Neymar da Silva Santos, pai do jogador, adquiriu em definitivo os direitos de explorar a marca junto à empresa americana Sport10.
O anúncio ocorreu na noite de ontem, 25, no Museu Pelé, em Santos. Oficialmente, a NR Sports não informou o valor da operação, mas desde o início de novembro já circulavam na imprensa esportiva boatos e especulações a respeito das cifras. Os valores giravam entre US$ 8 milhões e US$ 18 milhões, mas não foram confirmados pela NR Sports.
O processo de repatriação da marca Pelé foi conduzido pelo próprio Neymar Pai. O objetivo foi garantir que a imagem e os valores de Pelé sejam preservados e tratados como patrimônio cultural. “Assumimos um compromisso histórico com respeito, responsabilidade e amor pelo legado do Rei Pelé. Devolver sua marca ao Brasil é devolver um pedaço da nossa própria identidade”, disse Neymar Pai.
A aquisição da marca envolve todos os direitos de propriedade intelectual da marca Pelé e o conjunto de todos os ativos, como o direito à exploração comercial do nome Pelé, da assinatura, dos desenhos, personagens, caricaturas, imagem e som de voz, fotos e vídeos e todos os perfis das redes sociais. Além disso, inclui todos os contratos ativos e propostas em curso, o direito de licenciar esses ativos a terceiros e a silhueta do famoso “soco no ar” e da “bicicleta”.
Nas negociações já foi firmado um contrato de licenciamento e parceria estratégica com o ex-titular dos direitos, Gary Davis, para exploração da Pelé Soccer (loja física e ecommerce), com lojas em Nova York, Orlando e Miami, além da nova loja que será inaugurada em Paris.
Mais do que uma repatriação, a aquisição da marca Pelé pela empresa de Neymar Pai tende a aproximá-la novamente do Santos. Por muito tempo, o clube tentou se aproximar da Sport10 para conseguir a permissão de usar o nome Pelé em diferentes projetos. Porém, sempre encontrou dificuldades.
Agora, com os direitos mais próximos de casa, a expectativa é que time paulista possa explorar mais facilmente a imagem de seu maior ídolo, ainda que não seja o dono dela. Tanto Santos e NR Sport já estão em fase de negociação de licenciamentos da marca Pelé.
Durante a cerimônia de anúncio da repatriação foi apresentado um vídeo com cenas de momentos históricos de Pelé e um texto narrado por Neymar Jr. “Estou muito feliz em participar deste marco histórico. Repatriar uma marca tão importante para o futebol mundial e tê-la de volta ao Brasil é maravilhoso. Tenho muito orgulho de estar fazendo algo grandioso para uma pessoa que merece todas as homenagens possíveis”, disse o jogador.
Fonte: IstoéDinheiro
