Negócios
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Shopee vende em 12 horas do 11.11 mais do que faturou na Black Friday de 2024

Data tem origem como Dia dos Solteiros na China e hoje virou foco de liquidação de varejistas como Shopee e AliExpress, cuja segunda iniciou a associação com liquidações

Durante as primeiras 12 horas da sexta edição do 11.11 – data de maior liquidação da varejista no ano – a Shopee bateu recorde de acessos e pedidos, superando o volume total de vendas da Black Friday do ano anterior.

A ocasião é a principal ‘data dupla’ do marketplace no Brasil. A Shopee promove promoções em datas duplas todos os meses, como dia 2 de fevereiro (2.2) ou 6 de junho (6.6), por exemplo.

Segundo dados internos da varejista, os consumidores tem focado em itens de maior valor agregado, com compras de ticket médio mais alto. Eletrodomésticos representaram mais de 10% das vendas nas primeiras 12 horas do dia e cresceram duas posições em comparação ao ranking de 2024.

Na edição desta data dupla em 2025 a categoria ‘Móveis’ entrou para as mais vendidas.

Os produtos mais vendidos incluem:

  • Console de videogame
  • Smartphone
  • Escova Secadora
  • Bicicleta ergométrica
  • Micro-ondas

Os estados com maior registro de compras são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.

Em termos de pagamento o cartão de crédito superou o Pix, que teve predileção na edição de 2024 do 11.11. Ne balanço de 12h, uma fatia de 51% dos consumidores optaram pelo cartão, ante 37% do Pix.

Entenda o que é 11.11

A primeira plataforma a adotar o 11 de novembro como data de liquidação foi o AliBaba, do AliExpress. Isso, dado que a data tem origem na China, sendo inicialmente o Dia dos Solteiros, com os quatro algarismos ‘1’ representando pessoas sozinhas.

Atualmente a estratégia é amplamente consolidada e promovida por grandes players do varejo. No Brasil, além da Shopee e do AliExpress, promovem a data gigantes como Amazon e Mercado Livre.

A data, com o tempo, se transformou em uma prévia das compras com descontos na Black Friday.

Fonte: IstoéDinheiro