
Militares israelenses abordaram a embarcação em que a parlamentar estava, com destino à Gaza
A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) estava a bordo de uma flotilha humanitária, que foi interceptada por Israel a caminho de Gaza, na última quarta-feira (1º).
O ativista brasileiro Thiago Ávila também estava a bordo no conjunto de navios da GSF (Flotilha Global Sumud) que, segundo a organização da viagem, militares israelenses abordaram “ilegalmente” em águas internacionais.
A organização tenta levar ajuda à Faixa de Gaza usando navios que partem de portos do outro lado do Mediterrâneo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitou apoio ao Itamaraty para intervir junto a autoridades israelenses sobre a situação da deputada.
“Pedi o apoio do Itamaraty no contato com as autoridades israelenses visando que a deputada Luizianne tenha todas as suas prerrogativas enquanto parlamentar respeitadas, bem como os direitos dos demais brasileiros que estão passando por esse momento”, declarou Hugo durante a votação da ampliação do IR (Imposto de Renda) na quarta.
Em nota, o Itamaraty informou que acompanha com “preocupação” o caso.
“O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica. No contexto dessa operação militar condenável, passa a ser de responsabilidade de Israel a segurança das pessoas detidas”, diz o comunicado.
A nota ainda reitera pedido pelo fim das restrições israelenses à ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
“A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato permanente com as autoridades israelenses, de modo a prestar a assistência consular cabível aos nacionais, conforme estabelece a Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, acrescenta.
Quem é Luizianne Lins
Natural de Ceará, a deputada federal Luizianne de Oliveira Lins, de 56 anos, já foi prefeita de Fortaleza por duas gestões (2005/2012) e ocupou cargos de vereadora, deputada estadual e presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) na capital cearense.
Na Câmara dos Deputados, Luizianne cumpre seu segundo mandato como deputada federal.
Formada em jornalismo pela UFC (Universidade Federal do Ceará), é professora concursada do mesmo curso desde 1995, no qual hoje é licenciada.
A interceptação por Israel foi informada pela própria deputada em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram. “Se você está assistindo este vídeo é porque eu fui sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra a minha vontade. Peço ao meu governo para acabar com qualquer relação econômica com Israel e a me levar para a casa”, diz a deputada na gravação.
A assessoria de Lins ainda publicou um comunicado que confirmou ter mantido contato com a deputada até por volta das 18h30 de quarta-feira, uma hora antes da intercepção.
“Agradecemos imensamente à ampla rede de cuidado e solidariedade que se mobilizou desde os primeiros sinais de intercepção. Seguiremos na busca de informações e traremos atualização em breve”, acrescenta a equipe.
Em nota, o PT do Ceará prestou solidariedade à parlamentar: “Queremos nos solidarizar a militante, ex-prefeita de Fortaleza e atual Deputada Federal Luizianne Lins (PT/Ceará) que compõe a flotilha com centenas de outras militantes e ativistas, está sendo presa e solicitamos a garantia da integridade física da parlamentar e todas(os) que navegam pela PAZ no mundo”.
Fonte: CNN