
Atual ministro da Fazenda resiste, mas pedido do presidente é considerado irrecusável
A cúpula nacional do PT defendeu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seja candidato por São Paulo nas próximas eleições.
O diagnóstico feito ao petista, e relatado à CNN, é de que o presidente deve ter um palanque forte em São Paulo na tentativa de reduzir uma vantagem da direita na disputa presidencial.
E que o ministro, que já foi prefeito da capital paulista, é hoje o nome da sigla com maior potencial eleitoral para uma disputa ao Palácio dos Bandeirantes ou ao Senado Federal.
Haddad já foi questionado sobre o tema em conversas reservadas, e reafirma que não tem a intenção de disputar as eleições no ano que vem.
O partido lembra, no entanto, que o ministro não é inflexível e costuma ceder ao pedido do presidente, considerado irrecusável. Para ser candidato, ele precisa deixar em abril o comando do Ministério da Fazenda.
O plano ideal, na visão do partido do presidente, seria lançar a candidatura do vice-presidente Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes e a de Fernando Haddad à Casa Legislativa.
Os dois têm apresentado desempenho competitivo nas últimas pesquisas eleitorais. Ambos, porém, resistem a uma disputa estadual no ano que vem.
Caso Alckmin seja convencido a disputar o governo paulista, Lula deve intensificar diálogos com o MDB para uma chapa presidencial.
O diagnóstico é de que é necessário encontrar um nome, para o posto de vice-presidente, que agrade o segmento de centro-direita do partido, concentrado no Sudeste e no Sul.
Fonte: CNN