Tecnologia
Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Netflix e Amazon Prime dominam 45% do mercado de streaming no Brasil; veja ranking

Dados referentes ao quarto trimestre de 2024 da JustWatch mostram que a Netflix segue dominando o mercado de streaming brasileiro, apesar de um recuo na comparação anual.

O guia internacional de streaming mostra que a Netflix tem uma fatia de 25% do mercado brasileiro, ficando na frente do Prime Video (20%) e Disney+ (15%). Veja abaixo o ranking e fatia de cada empresa:

  • Netflix – 25%
  • Prime Video – 20%
  • Disney+ – 15%
  • HBO Max – 13%
  • Globoplay – 12%
  • AppleTV – 7%
  • MUBI – 3%
  • Outros – 5%

O relatório aponta que o Amazon Prime Video teve um 2024 de crescimento, aumentando sua participação de mercado em 1%.

“A Netflix, embora liderasse o grupo com sua participação geral, experimentou um declínio acentuado de cerca de 3% até o final de 2024. O favorito local Globoplay terminou o ano com um crescimento de 1% e uma alta de 13% de participação no mercado geral”, diz o relatório da JustWatch.

A Netflix foi um dos poucos serviços de streaming que apresentou queda no volume de assinantes em 2024, ao passo que seus principais concorrentes tiveram um crescimento na fatia de mercado, segundo a JustWatch.

O relatório monitora dados de 3,5 milhões de usuários JustWatch mensais no Brasil, analisando toda vez que selecionam serviços de streaming, clicam em ofertas de streaming e marcam títulos como vistos.

As quotas de mercado JustWatch são calculadas a partir do interesse dos usuários no website e aplicativo. Já o interesse do usuário é medido toda vez que um filme ou série é adicionada a uma watchlist, quando clicam em um serviço de streaming ou usam filtros para selecionar diversos serviços de streaming ou os mais relevantes.

Netflix supera 25 milhões de assinantes no Brasil

Conforme informações da Coluna F5 da Folha de S. Paulo, a Netflix ultrapassou, nos últimos dias, a marca de 25 milhões de clientes no Brasil. O dado estaria em um pacote comercial entregue a agências para a venda de publicidade, sendo referente ao terceiro trimestre de 2024. O documento aponta que desse total, 12 milhões de usurários são do plano com anúncios, que custa R$ 20,90 mensais.

Para efeito de comparação, o número total de usuários de TV por assinatura no Brasil caiu para 9,2 milhões em 2024. No ápice, em 2014, chegou a 19,5 milhões, segundo dados da Anatel.

Globalmente, o serviço de Streaming soma 301,6 milhões de assinantes, conforme o resultado trimestral mais recente, referente ao quarto trimestre de 2024. O crescimento foi de 16% na base anual.

IstoÉ Dinheiro entrou em contato com a empresa, que não confirmou nem negou os dados sobre o Brasil, se limitando a dizer que os mesmos ‘não são oficiais’. A empresa informou também que soma 70 milhões de perfis – e não assinantes – em planos com anúncios em todo o mundo.

Fonte: IstoéDinheiro