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Quarta-feira, 12 de março de 2025

Black Friday 2024: consumidor espera mais novidade e quer achar oferta, aponta Google

Pesquisa realizada pelo Google afirma que os consumidores tinham planos para comprar na Black Friday de 2023 mais do que de fato compraram. Em evento realizado na manhã desta quarta-feira, 11, os dados foram apresentados como provocação para que empresários busquem em 2024 estratégias que atendam os desejos da população e que também a surpreendam.

Os dados apontam que, em julho de 2023, cerca de 60% dos consumidores esperavam comprar algum produto na data, importada dos Estados Unidos como um suposto dia de boas ofertas. No entanto, apenas 54% compraram alguma coisa e, destes, 40% compraram menos do que desejavam. O motivo foi a ausência de ofertas atraentes.

Em 2023, as buscas por produtos teriam encontrado cerca de 17% menos ofertas do que no ano anterior, o que impactou os resultados. “As pessoas estavam lá, o Google e as marcas estavam lá, mas com pouco menos apetite”, afirma Salvanha. “Deixamos dinheiro na mesa, porque as pessoas queriam comprar.”

“Percebemos que houve um descompasso entre o apetite do consumidor e as ofertas anunciadas pelo varejo e muito do potencial ficou na mesa, gerando um resultado menos expressivo”, avalia Gleidys Salvanha, diretora-geral de negócios para Varejo e Tecnologia do Google Brasil.

Outro dado que corrobora a hipótese é o número de pesquisas e de cliques nos produtos. “Todo ano na Black Friday a gente vê os volumes de buscas crescendo muito no Google e o volume de cliques dos resultados desta busca crescem ainda mais”, diz Salvanha. No entanto, em 2023, as buscas cresceram 7 p.p. e os cliques encolheram 2 p.p.

Ainda segundo a pesquisa realizada pela empresa, cerca de 65% dos consumidores tem a sensação de que todo ano as ofertas da Black Friday “são mais ou menos a mesma coisa”, mas esperam mais novidades em 2024. Neste ano, a data de descontos está marcada para 29 de novembro.

Fonte: IstoéDinheiro