No Mundo
Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Mais de 800 imigrantes chegaram ao Reino Unido no mesmo dia, em novo recorde anual

Número diário foi maior pela última vez em novembro de 2022, com 947 requerentes de asilo chegando ao país em um único dia

Mais de 800 requerentes de asilo chegaram ao Reino Unido em pequenas embarcações na terça-feira (18), o maior número em um único dia desde o final de 2022. O episódio aumenta a pressão sobre o primeiro-ministro, Rishi Sunak, antes da eleição nacional de 4 de julho.

Dados provisórios do Ministério do Interior do Reino Unido mostraram que 882 imigrantes chegaram na terça-feira (18), elevando o total anual até agora para mais de 12.300 pessoas.

O número diário foi maior pela última vez em novembro de 2022, quando 947 imigrantes chegaram em um único dia.

Uma das principais promessas do atual premiê britânico que busca a reeleição neste ano é “parar os barcos” e conter a imigração ilegal.

A imigração é uma das principais preocupações de alguns eleitores.

A peça central da política de imigração do atual primeiro-ministro britânico é um plano para deportar os requerentes de asilo no Reino Unido para Ruanda e criar um impedimento para os imigrantes que usam pequenos barcos para atravessar vindos da França.

Mas, como Sunak convocou a eleição antes do que muitos esperavam, esse plano ainda não entrou em vigor.

O Partido Trabalhista da oposição, que está cerca de 20 pontos à frente nas pesquisas de opinião, disse que descartará a política de Ruanda se chegar ao poder.

Em vez disso, a solução do partido opositor é criar um Comando de Segurança de Fronteira que reuniria funcionários da polícia, da agência de inteligência doméstica e promotores para trabalhar com agências internacionais a fim de impedir o contrabando de pessoas.

Fonte: CNN