Negócios
Terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Bacio di Latte abre 1º loja só de picolés e prevê faturar R$ 800 milhões em 2024

A Bacio di Latte, gelateria de origem de italiana, vai inaugurar, nesta sexta-feira, 26, em São Paulo, um novo modelo de negócio baseado exclusivamente em picolés. A rede pretende levar os tradicionais sabores do gelato com o qual já trabalha para o formato de sorvete em palito, que vão custar a partir de R$ 18.

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A ideia para o novo conceito de negócio surgiu ainda durante a pandemia de covid-19, quando a companhia, liderada pelos irmãos Tonolli, enxergou a necessidade de abrir novos canais de comunicação com o consumidor. Em 2023, após realizar um teste bem sucedido com um quiosque de picolés no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, a empresa bateu o martelo e decidiu investir de forma mais robusta no novo produto.

“Durante esse teste, nos deparamos com um grande negócio com muito potencial de crescimento. Desde que abrirmos esse quiosque no Rio, temos filas de até 200 metros com consumidores ávidos a experimentar o picolé da Bacio”, afirma um dos fundadores e CEO da Bacio di Latte, Edoardo Tonolli.

Segundo o executivo italiano, diretores da marca ainda tinham dúvidas se o consumidor associaria a empresa a outro produto que não fosse o gelato. Mas, após o teste, tomaram confiança em apostar no negócio.

Marca chega a 175 lojas próprias

A nova loja ficará localizada no bairro de Higienópolis, área nobre da capital paulista. Com ela, a Bacio di Latte soma 175 lojas em operação no Brasil — incluindo quiosques —, além de quatro nos Estados Unidos. As unidades em solo norte-americano ficam em Los Angeles, na Califórnia.

Serão vendidos na nova loja 12 sabores de picolés: Bacio di Latte, Fragola, Cioccolato Belga, Doce de Leite, Gianduia, Pistacchio, Creme de Maracuja, Cocco al Cioccolato, Cocco, Limone, Cereja Silvestre e Bacio Bianco, que podem ser customizados ao gosto do cliente. Além deles, serão oferecidos de forma exclusiva na unidade os sabores Pavlova e II Pistacchio.

No quiosque carioca, os sabores comercializados são: Urca Urca, Posto 9, Doce & Cabana, Maracadâmia, Chocovado e Botafogo no Marshmallow, em nomes que remetem à capital fluminense. A marca afirma, no entanto, que não há previsão de abertura de uma loja conceitual de picolés no Rio de Janeiro, exceto o quiosque em Ipanema.

Já no varejo, os consumidores podem encontrar os picolés nos sabores: Bacio di Latte, Fragola, Cioccolato Belga, Doce de Leite, Gianduia, Pistacchio, Creme de Maracuja, Cocco al Cioccolato, Cocco, Limone, Cereja Silvestre e Bacio Bianco.

Mais 30 aberturas até o fim do ano

À IstoÉ Dinheiro, o CEO da Bacio di Latte, Edoardo Tonolli, afirmou que, até o final de 2024, devem ser abertos mais 30 pontos de venda, entre lojas tradicionais, lojas de picolés e quiosques. A rede ainda pretende inaugurar, até dezembro, outros quatro pontos nos Estados Unidos. Como o negócio já possui expertise no estado da Califórnia, os novos espaços também devem ficar localizados no estado que fica na costa oeste do país.

Todos os pontos de venda da Bacio di Latte são próprios. No momento, a marca não pensa em franquear o negócio, mas também não descarta essa possibilidade no futuro.

“O modelo de loja própria é mais difícil no ponto de vista de estruturação. Mas, uma vez que você domina esse processo, há vários benefícios a mais do que no modelo de franquias”, avalia Tonolli.

No início deste ano, a Bacio di Latte inaugurou novas unidades nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O Nordeste, diz Tonolli, é um dos focos da empresa na direção do adensamento e aumento da presença local. Atualmente, a marca possui 14 lojas entre os nove estados que compõem a região Nordeste do País.

Previsão de receita 20% maior em 2024

Em 2023, a Bacio di Latte faturou cerca de R$ 670 milhões, um crescimento de 44% frente a 2022, quando as receitas somaram em torno de R$ 460 milhões. De todo o montante arrecadado no ano passado, ao menos 16% vieram de vendas por canais digitais, como o aplicativo próprio da rede e apps de entregas.

Para 2024, o objetivo é atingir até R$ 800 milhões em faturamento, o que representaria um avanço de quase 20% sobre 2023.

Atualmente, o quadro societário da Bacio di Latte, criada em 2011, é formado por dois grupos: 68% pertencem aos irmãos Edoardo e Gigi Tonolli, fundadores da marca. E os outros 32% são do Grupo TMG Capital, que investe na marca desde 2016.

Fonte: IstoéDinheiro