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Domingo, 5 de maio de 2024

Acertou o tempero: Liv Up atinge breakeven e já fatura R$ 150 milhões

Startup suspendeu operação de mercearia e orgânicos para focar em comida saudável congelada

A Liv Up descobriu a receita do breakeven. Depois de cerca de dois anos trabalhando para aumentar a eficiência e cortar custos, a startup de comida saudável congelada parou de queimar caixa na virada do ano e acaba de fechar seu primeiro trimestre no azul. Com faturamento atual em R$ 150 milhões, a plataforma melhorou a saúde da margem bruta para mais de 50%.

“Ficamos realmente imersos na cozinha para ajustar custos de produção, mas sem perder a nossa essência de levar comida saudável e praticidade para as pessoas. A gente sabia que era importante atingir esse equilíbrio, mas não podia ser a qualquer custo”, diz Victor Santos, CEO da Liv Up. “Agora a missão é sustentar esse crescimento.”

Ao invés de repassar custos ao consumidor, num ambiente de inflação que penalizou especialmente o ramo de alimentos, a startup aplicou tecnologia e revisou a logística para entregar mais por menos. O custo operacional da fábrica foi reduzido em 45% ao mesmo tempo em que a capacidade produtiva triplicou, para 200 toneladas por mês.

Também foi preciso fazer ajustes no quadro de funcionários, com redução de 5% do número de colaboradores no ano passado — ainda assim, um número menor do que a maioria dos layoffs no setor, em torno de 20%. As despesas com aluguel também foram reduzidas: a startup renunciou ao hub no centro de São Paulo e juntou o escritório à cozinha de produção, em Itapevi.

Pelo lado da receita, a startup apostou em apoiar um consumidor pressionado pelos custos, com o lançamento de uma linha de marmitas mais acessíveis, a partir de R$ 15. O produto chamou novos usuários e derrubou o custo de aquisição de clientes (CAC) em 60%.

Logo que a pandemia movimentou o setor tech, a startup tinha passado a apostar na diversificação do portfólio, com a entrega de cestas de vegetais e frutas orgânicas e itens de mercearia pelo e-commerce. Com o objetivo de melhorar a rentabilidade, o projeto foi suspenso para que a gestão pudesse focar no core business. Mas o plano não foi abandonado completamente.

Agora mais aliviada, a Liv Up não planeja captar no curto prazo, a não ser que surjam oportunidades muito particulares de investimento. “A grande conquista desses últimos anos é justamente tirar essa dependência de capital externo. É uma opção que passa a ser considerada mais pela perspectiva de crescimento”, diz Gabriel Pasmanik Eisencraft, CFO da empresa.

Fonte: Valor Pipeline