Tecnologia
Domingo, 28 de abril de 2024

Por que anunciantes estão trocando a X, de Musk, pelo LinkedIn

O LinkedIn, uma rede social profissional, está ganhando terreno no mercado de publicidade digital. A crescente demanda está impulsionando os preços na plataforma, à medida que as marcas redirecionam seus gastos, anteriormente destinados à X, de Elon Musk.

Estima-se que as receitas anuais de publicidade do grupo Microsoft atingiram quase US$ 4 bilhões em 2023, um aumento de 10,1% em relação ao ano anterior, segundo o grupo de pesquisa Insider Intelligence. A previsão é de um crescimento adicional de 14,1% em 2024.

Executivos de agências de marketing e profissionais da indústria publicitária observaram que os preços dos anúncios no LinkedIn, determinados por leilão e influenciados pela demanda de mercado, estão em alta devido ao crescente interesse dos anunciantes. Em alguns casos, os preços aumentaram até 30% no último ano.

O LinkedIn está colhendo os benefícios de melhorar a segmentação de seus um bilhão de usuários, especialmente à medida que grandes marcas abandonam cada vez mais a X. “Esta é a temporada do LinkedIn”, afirmou Leesha Anderson, vice-presidente de marketing digital e mídias sociais na agência de publicidade Outcast.

O CEO Elon Musk recentemente provocou a saída de grandes marcas, como Apple, Disney e Walmart, da X, após polêmicas sobre antissemitismo. O LinkedIn, em uma apresentação de dezembro, convidou as marcas a “trabalharem com um parceiro que respeita o mundo em que você opera”.

Anteriormente centrado em busca de emprego e networking, o LinkedIn tem transformado seu feed para se assemelhar mais a uma plataforma de mídia social, atraindo usuários que compartilham conselhos de carreira e conteúdos virais.

Embora represente apenas 1,5% dos gastos com publicidade digital nos EUA, em comparação com os concorrentes Google (27%) e Meta (21%), o LinkedIn está experimentando uma demanda crescente. A capacidade única de direcionamento, utilizando dados sobre a história profissional e intenções dos usuários, é apontada como um fator-chave.

Apesar de profissionais de marketing relatarem retornos de até 20%, os custos permanecem elevados. As campanhas premium do LinkedIn têm custos por mil impressões que chegam a US$ 300, comparados a US$ 10 a US$ 15 no Meta.

O LinkedIn planeja expandir para além da sua plataforma, testando um serviço que permite o uso de dados da rede social para segmentar indivíduos em aplicativos de TV conectados. Além disso, está explorando um espaço premium de publicidade, semelhante ao oferecido pela X, que deve ser lançado amplamente no próximo ano. O LinkedIn se recusou a comentar sobre o novo espaço.

Fonte: Pipeline Valor