Negócios
Quinta-feira, 2 de maio de 2024

Ela fez da dor de cabeça um negócio. Agora capta R$ 8,3 milhões com produtos de limpeza ecológicos

Valor será usado para melhorar a fábrica, investir em aumento de vendas, crescer portfólio e ampliar capital de giro

A trajetória da Positiv.a, uma empresa especializada em produtos de higiene naturais, teve início com uma experiência desconfortável – uma verdadeira dor de cabeça. Marcella Zambardino, co-fundadora da empresa, sentiu-se incomodada com o forte cheiro de removedor de gordura utilizado no escritório em que trabalhava em São Paulo. Esse incidente fez com que ela refletisse não apenas sobre seus próprios desconfortos, mas também sobre a saúde dos profissionais que utilizavam esse produto diariamente.

Com formação em design de moda e uma longa experiência no uso de produtos naturais desde a adolescência, Marcella viu uma oportunidade de negócio. A ideia era desenvolver produtos de higiene naturais semelhantes aos que já utilizava em suas tarefas domésticas, como a lavagem de louça.

Conectando-se a Alex Seibel, um empresário com experiência na operação brasileira da The Body Shop, a Positiv.a foi fundada. A empresa foca em oferecer produtos ecológicos para limpeza e autocuidado.

Ao estudar o mercado brasileiro, Marcella identificou uma lacuna nos produtos de limpeza ecológicos, em contraste com a situação nos Estados Unidos, onde esse segmento já estava mais desenvolvido. Em 2017, decidiram buscar investimento para expandir o negócio, atraindo Leandro Menezes, cofundador da Impulsum, um fundo de venture capital focado em empresas de impacto. Inicialmente envolvido na gestão financeira, Leandro assumiu gradualmente a cogestão e estruturou o modelo de negócio, atualmente ocupando o cargo de CEO.

A empresa passou por rodadas de investimento, incluindo uma semente de R$ 1,6 milhão e outra de R$ 1,3 milhão, com a mais recente de R$ 8,3 milhões pela plataforma de equity crowdfunding Kria.

Os recursos captados serão direcionados para diversas áreas, como a integração e transformação da fábrica, investimento em vendas recorrentes, aquisições e comunidade, inovação, evolução do portfólio e capital de giro. O objetivo é quadruplicar o faturamento nos próximos cinco anos, investindo em tecnologia para tornar os produtos ecológicos mais acessíveis.

A Positiv.a já possui presença em diversos marketplaces, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Amazon, além de seu próprio e-commerce. Com uma linha de produtos que inclui lava roupas, limpa vidros, tira manchas, sabonete, desodorante e pasta de dente, a empresa espera faturar 21,6 milhões de reais em 2024.

O setor de produtos naturais no Brasil é promissor, posicionando o país como um dos maiores consumidores do mundo nesse segmento, ao lado da China. Com uma projeção de aumento de 30% na produção própria em 2024, a Positiv.a continua a expandir sua presença, atendendo não apenas através do e-commerce, mas também em mais de 250 pontos de venda físicos em diversas redes varejistas.

Fonte: Exame