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Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Após captar R$ 60 milhões, Arado adquire startup Nutriens e mira mercado de produtos orgânicos

A aquisição é o primeiro passo da startup mineira em orgânicos e marca a entrada no varejo físico

A empresa mineira Arado anunciou a aquisição da paulista Nutriens, uma startup fundada em 2017 que oferece um serviço de assinatura semanal de frutas e vegetais orgânicos. Em 2021, a startup de Belo Horizonte entrou no mercado com o objetivo de facilitar a relação entre pequenos e médios produtores rurais e restaurantes/varejistas por meio de uma plataforma que simplifica a compra e venda.

Essa aquisição marca a entrada da Arado no mercado de alimentos orgânicos, que tem crescido significativamente nos últimos anos. De 2020 a 2022, o setor teve um crescimento de 30% e é avaliado em cerca de R$ 7 bilhões. De acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos, o Brasil possui mais de 25.000 unidades produtivas de alimentos orgânicos, predominantemente compostas por pequenos agricultores familiares.

Victor Bernardino, CEO e cofundador da Arado, afirma que o perfil dos produtores e o modelo de negócios são diferentes nesse segmento em comparação com o convencional. Por isso, eles optaram por adentrar primeiro no mercado convencional. No entanto, agora estão em uma posição que lhes permite operar em ambos os setores de forma eficaz. Atualmente, a startup possui cerca de 500 produtores rurais em sua base de negócios.

A transação permitirá à Arado aproveitar uma rede consolidada de mais de 400 produtores orgânicos e uma carteira de cerca de 200 clientes varejistas, que são o principal destino dos produtos oferecidos pela plataforma de negócios da Nutriens. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados, mas Henrique Castan, fundador da Nutriens, permanecerá na operação e liderará a unidade de orgânicos. A maior parte da equipe, composta por 25 pessoas, deve continuar no negócio. A ideia inicial é manter ambas as marcas ativas até uma possível fusão no futuro.

Esta é a segunda aquisição na história da Arado, sendo a primeira a Pin.go, uma startup especializada em entrega de produtos hortifrutigranjeiros para restaurantes, que marcou a entrada da startup em São Paulo.

Essa movimentação ocorre após a Arado captar 60 milhões de reais em uma rodada liderada pela Acre Venture Partners, um fundo de investimento em tecnologia agrícola e climática. A rodada também teve participação da Syngenta Group Ventures, Globo Ventures, SP Ventures, Valor Capital e Maya Capital, sendo que os dois últimos lideraram o investimento anterior.

A aquisição da Nutriens posiciona a Arado não apenas no mercado de orgânicos, mas também no setor de varejo supermercadista. Até o momento, a startup tem se concentrado em atender mais de 5.000 restaurantes em quatro cidades onde atua: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas e Rio de Janeiro.

Nos próximos meses, a empresa planeja combinar estratégias para expandir e diversificar suas fontes de receita. Isso inclui apresentar aos restaurantes parceiros um novo cardápio de alimentos orgânicos e oferecer ao varejo produtos convencionais, como frutas, legumes e verduras.

“Quando dizemos que estamos ingressando no varejo com produtos orgânicos, estamos realmente focados em impulsionar esse setor. Vamos tornar isso uma parte central de nossa estratégia no próximo ano”, diz Bernardino.

A startup tem a expectativa de triplicar seu desempenho em relação ao ano anterior. No entanto, ela não divulga detalhes sobre seu faturamento.

Fonte: Exame