Cultura
Sexta-feira, 3 de maio de 2024

Livro e exposição trazem São Paulo vista a partir do 12° andar durante a pandemia

Trancada em seu apartamento no bairro da Mooca durante a pandemia, a fotógrafa paulistana Malu Mesquita registrou a cidade a partir de sua janela.
Este conjunto de imagens feitas em 2020 e 2021 deu origem ao livro “Rede de Proteção”, no qual vemos a metrópole ao longe, escondida atrás de grades e cercas instaladas nas janelas, uma visão comum a muitos de nós no período do isolamento social.
Outras fotos mostram a imensidão de prédios de São Paulo com as luzes acesas, sob a luz do pôr do sol, ou com interferências, feitas com slides com cenas da família da fotógrafa que ela sobrepunha às imagens que produzia. O resultado são fotos desfocadas ou com camadas verdes sobre a cidade, como se a metrópole estivesse num universo de sonhos.
O livro será lançado neste sábado (13), junto à abertura de uma exposição com as imagens intitulada “São Paulo: Várias Camadas”, na galeria Bigantini, em São Paulo. A fotógrafa usou uma câmera digital e também um celular para fazer os registros, facilitados pelo fato de ela morar no 12° andar.
“‘Rede de Proteção’ surge como uma forma de organizar a vida dentro de um apartamento. Uma paisagem olhada muitas vezes pode ganhar contornos nunca antes vistos, pode escorrer como um líquido que se esvai”, afirma o texto de apresentação do livro, ao refletir sobre o trabalho da fotógrafa.
REDE DE PROTEÇÃO
Quando: Lançamento sábado, dia 13, a partir das 15h
Onde: Circolo Italiano – av. Ipiranga, 344, 1° andar, São Paulo
Preço: R$ 250
Autoria: Malu Mesquita
Editora: independente