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Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Em 1 ano e meio, Kinvo dobra base de clientes para 1,2 milhão com app ‘faz tudo’ para investimentos

Fintech sediada em Salvador quer usar inteligência artificial e machine learning para conhecer melhor hábitos dos clientes

Uma das principais ferramentas à disposição do investidor brasileiro para consolidar num lugar só as aplicações alocadas em diversas instituições financeiras, a fintech Kinvo acrescentou uma série de novidades ao portfólio nos últimos meses para fazer frente a um cenário de juros altos — e da busca por diversificação da renda variável comum nesses períodos.

O Kinvo foi fundado em 2017 pelo empresário baiano Moacy Veiga, uma das mentes à frente da FuturaInvest DTVM, uma corretora ‘light’ vendida para o grupo italiano Azimut também em 2017.

“As aplicações estavam concentradas nos grandes bancos, que pouco informam aos clientes sobre o andamento de seus próprios investimentos”, diz Veiga, atual CEO da plataforma. 

“Faltavam também explicações claras sobre o que alguns números significam na prática, em termos de performance da carteira.”

O que é o Kinvo

Atualmente, o Kinvo tem à disposição informações provenientes de mais de 200.000 conexões ativas com instituições financeiras brasileiras. 

São mais de 1 milhão de usuários ativos na ferramenta.

Além de conectar contas em diversas instituições financeiras, o que pode faciltar a gestão e o acompanhamento de investimentos, o Kinvo também oferece: 

  • Análises de mercado em tempo real
  • Ferramentas avançadas de monitoramento de investimentos
  • Gestão de Proventos com uma área exclusiva
  • Cadastro de Metas, e acompanhamento de carteiras renda fixavariávelFIIsaçõesBDRsETFsTesouro Direto e muito mais de forma prática
  • Encontros com especialistas em investimentos para assinantes

Quais são as novidades previstas

Para os próximos meses, a plataforma pretende agregar novos investimentos à plataforma.

“A ideia é fornecer o dado aberto para o cliente consultar qualquer ativo, bem como todos os fundos semelhantes aos quais ele já tem interesse, para compor uma carteira ideal”, diz Veiga, citando imóveis como um exemplo de produto financeiro a ser agregado à plataforma.

Em outra frente, o desejo é investir em tecnologias para facilitar a predição de cenários a partir dos dados agregados à ferramenta do Kinvo.

“A lógica da inteligência artificial e do machine learning visa maximizar a performance através de análises de dados ao reduzir o tempo e esforço necessário do cliente; melhorando assim a eficiência, precisão e a velocidade das decisões estratégicas”, diz.

Na lista de novidades previstas estão também:

  • Detalhamento dos ativos no Trade: aprimorar a funcionalidade do Kinvo Trade na plataforma, oferecendo aos usuários mais detalhes sobre seus ativos 
  • Nova área de conexões: a área será expandida para incluir uma nova área de conexões, permitindo que os usuários conectem suas contas em ainda mais instituições financeiras 
  • Relatório de IR: desenvolvimento de um novo relatório de Imposto de Renda, que mostra a foto da carteira de renda variável e permitirá aos usuários obter uma visão detalhada de investimentos na declaração de IR.

Quem é Moacy Veiga

Veiga começou a empreender aos 19 anos, em Salvador, revendendo PCs para colegas da faculdade de tecnologia.

Na virada dos anos 2000, ele foi um dos pioneiros no Brasil a montar um escritório de investimentos no modelo de plataforma para distribuição de produtos de diversas instituições financeiras.

O negócio virou a FuturaInvest DTVM, um negócio que com home broker e outras funcionalidades chegou a ter 6.000 clientes e 900 milhões de reais sob custódia — um valor expressivo para um negócio fora do eixo Rio-SP há mais de 10 anos.

Desde a venda do negócio para a Azimut, Veiga tem dedicado esforços para superar barreiras tecnológicas e de UX para o investidor.

Em setembro de 2021, o Kinvo foi vendido ao BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME).

De lá para cá, Veiga tem alguns números a comemorar.

A plataforma tem atualmente 1,2 milhão de usuários, expansão de 100% desde setembro de 2021.

Por ali os clientes fazem a gestão de 220 bilhões de reais atualmente — 90% acima do patamar da aquisição.

Fonte: Exame