No Mundo
Sábado, 27 de abril de 2024

Policial é baleado durante operação contra movimento de extrema-direita na Alemanha

Um policial alemão foi baleado e ferido durante batidas em propriedades em todo o país ligadas a investigações sobre o movimento de extrema-direita Reichsbuerger, acusado de conspirar para derrubar o governo, disseram promotores nesta quarta-feira.

Uma pessoa, identificada como Markus L., foi detida sob suspeita de várias acusações de tentativa de homicídio e lesões corporais graves depois que tiros foram disparados na cidade de Reutlingen, na região sul do país, perto de Stuttgart, disseram os promotores.

As buscas acontecem após incursões em dezembro, quando a polícia alemã frustrou uma conspiração de membros do movimento Reichsbuerger para realizar um golpe violento e instalar o aristocrata Heinrich 13° como líder nacional.

Os Reichsbuerger (Cidadãos do Reich) não reconhecem a Alemanha moderna como um Estado legítimo.

As incursões em oito Estados alemães e na Suíça tiveram como alvo cinco indivíduos suspeitos de pertencer a uma organização terrorista e outras 14 pessoas que não eram suspeitas, mas que poderiam possuir material útil, disseram os promotores.

O Spiegel Online informou que entre os suspeitos e testemunhas cujas propriedades foram revistadas, estavam vários membros dos serviços de segurança alemães. Os investigadores também estavam interessados em três policiais, quatro reservistas e um capitão naval, disse a publicação. 

Os promotores não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

O serviço de inteligência doméstico da Alemanha, o Verfassungsschutz, colocou o movimento Reichsbuerger sob observação em 2016.

Hoje, a agência diz que cerca de 21.000 pessoas aderem ao movimento, com cerca de 5% delas consideradas como extremistas de direita. As autoridades estão preocupadas principalmente com a posse de armas no movimento.

Fonte: Reuters