No Mundo
Domingo, 28 de abril de 2024

Setor bancário está ‘estabilizando’, diz secretária do Tesouro dos EUA

O setor bancário dos Estados Unidos está “se estabilizando”, após as recentes falências do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank — dirá a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, em uma cúpula nesta terça-feira (21), conforme trecho antecipado de seu discurso.

As falências causaram uma crise de confiança, já que muitos clientes de bancos médios sacaram seu dinheiro e depositaram em instituições maiores, consideradas “grandes demais” para o governo não resgatá-las em caso de quebra.

Mas “as saídas agregadas de depósitos dos bancos regionais se estabilizaram”, após as medidas das autoridades para fortalecer a confiança e conter o contágio, de acordo com as declarações de Yellen.

“Nossa intervenção era necessária para proteger o sistema bancário americano em geral. E ações similares podem se justificar, se instituições menores tiverem retiradas de depósitos que apresentem riscos de contágio”, segundo esse rascunho que será lido em um encontro da Associação de Banqueiros dos Estados Unidos (ABA) nesta terça em Washington.

“E ações semelhantes podem ser justificadas se instituições menores experimentarem retiradas de depósitos que representem um risco de contágio”, acrescentou.

Por enquanto, o setor bancário continua resiliente, apesar das recentes turbulências, disse Rob Nichols, executivo-chefe da ABA, no ato.

“O setor bancário em geral continua forte, resiliente, bem capitalizado, com liquidez e atende muito bem os clientes e as comunidades”, disse Nichols, lembrando que as autoridades tomaram medidas rápidas para evitar o contágio no mercado.

Após a falência do SVB, o Tesouro, o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) e a Corporação Federal de Seguros de Depósitos estabeleceram planos para garantir que seus clientes pudessem acessar seus depósitos. Uma exceção do mesmo tipo foi anunciada para o Signature Bank.

O Fed também introduziu uma nova ferramenta de empréstimo para os bancos, em um esforço para evitar a repetição do rápido desaparecimento do SVB.

“Acredito que nossas medidas reduziram o risco de novas falências de bancos”, insistirá Yellen.

Onze bancos americanos anunciaram na semana passada que estavam injetando 30 bilhões de dólares (cerca de 157 bilhões de reais) no First Republic, em uma tentativa de conter as preocupações em torno do banco.

Uma coalizão de bancos americanos de médio porte pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos de seus clientes por dois anos, uma medida destinada a conter um “êxodo de depósitos” de bancos menores, informou a Bloomberg no sábado.

As autoridades financeiras têm lutado para acalmar os temores à medida que as preocupações de contágio se espalham para a Europa e o segundo maior banco suíço, o Credit Suisse, está sob pressão.

Após dias de turbulência nos mercados, seu rival UBS acertou a aquisição do Credit Suisse, operação mediada pelo governo suíço.

Embora os mercados dos EUA e da Europa tenham reagido na segunda-feira, analistas dizem que os investidores continuam cautelosos.

Mas Yellen, em seu discurso, tentará tranquilizar os banqueiros sobre o compromisso do Departamento do Tesouro em salvaguardar a “saúde e competitividade” das instituições bancárias comunitárias e regionais: “vocês devem ter certeza de que permaneceremos vigilantes”.

Fonte: AFP