Negócios
Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Seis em um: Viveo integra distribuição na Mafra

Operações comerciais, sistemas e marcas passam a ser uma só, em busca de ganho de eficiência, num cenário de mudança de comportamento dos hospitais e clínicas

Depois de crescer na distribuição de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares por meio de aquisições, a Viveo decidiu integrar suas seis empresas do segmento. O que antes funcionava separadamente, como Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa, vai ser unificado como Mafra.

A companhia avalia que a integração de sistemas e marcas e uma remodelagem de vendas, com uma vertical de medicamentos e outras de equipamentos, por exemplo, vão ajudar no ganho de produtividade e agilidade – o que se tornou mais relevante à medida que as companhias hospitalares precisam reduzir o volume do estoque como parte da gestão financeira.

“Com o mercado em geral vendo rentabilidade achatada, nosso cliente não consegue mais fazer longos estoques, comprar todos os produtos de oncologia para o ciclo de 20 dias de quimioterapia, por exemplo. Esses pedidos são semanais ou mesmo diários”, diz Vilson Schvartzman, vice-presidente comercial de distribuição e operações logísticas da Viveo.

A Mafra tem 20 CDs, que atendem todas as capitais em 24h e outras localidades em até 48h, e 5 mil SKUs. Num mercado de R$ 70 bilhões, a Mafra tem receita de R$ 7,8 bilhões e é responsável por 70% do faturamento da Viveo.

Além da mudança na gestão de estoque, a companhia viu também uma mudança recente no mix de produtos que hospitais e clínicas têm solicitado. Havia maior resistência com o que a companhia define como produto standard, dando preferência aos itens de marca premium.

“Com a covid, a urgência e volume aumentaram, o que fez muitos operadores perderem a resistência de adquirir o que seria a linha B e conhecerem os produtos e demandaram mais biossimilares também, mantendo essas compras no contexto de maior gestão de recursos”, diz o executivo. No caso da Viveo, a marca Cremer seria o atendimento linha A e a marca Neve, recém- adquirida, entra como linha B.

Segundo Schvartzman, a integração na distribuição só acontece agora porque chegou num ponto de maturidade das operações. “A gente veio nesses três anos montando a estratégia de consolidação e chegamos na maturidade para essa virada, que envolve unificação cultural, comercial e operacional.”

Fonte: Pipeline Valor