Economia
Domingo, 28 de abril de 2024

Maioria dos empresários vê reforma tributária como prioridade; 40% veem pouca chance de aprovação

Estudo da Amcham Brasil ouviu 465 empresários dos setores de serviço, indústria, varejo e agro


Um levantamento feito pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil, o “Plano de Voo Amcham 2023”, mostra que, para 68% dos entrevistados, a prioridade do governo Lula (PT) deve ser a reforma tributária, porém, avalia que a chance de aprovação das mudanças é baixa.

40% dos entrevistados acreditam em uma baixa probabilidade, 27% em média probabilidade, 26% não acreditam na aprovação da reforma e apenas 7% veem uma grande chance de mudanças.

O segundo assunto que mais aparece como o que deve ser a maior prioridade do governo é equilíbrio fiscal, com 51% dos entrevistados, seguido de segurança jurídica e redução da burocracia, com 39%.

A pesquisa feita com 465 empresários ouviu, na maioria, CEOs, vice-presidentes ou diretores de empresas de grande ou médio porte do setor de serviços.

Com o resultado, a Amcham concluiu que é preciso avançar em políticas macroeconômicas que gerem crescimento com equilíbrio fiscal, políticas microeconomicas com segurança jurídica, política industrial moderna, sustentabilidade ambiental e estabilidade democrática.

A pesquisa aponta ainda que a maioria dos empresários brasileiros aposta no aumento da capacidade de produção e em investimentos na agenda ambiental.

Em 2023, a prioridade com finalidade de crescimento dos negócios para 59% dos entrevistados é aumentar a capacidade de produção, seguido do desejo de 44% para o aumento da inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Para 51%, a agenda ambiental tem alta relevância nos negócios e 62% creem na eficiência energética ou energias renováveis como área de maior relevância para proteção do meio ambiente.

Há também as necessidades de redução de custo (44%), treinamento e contratação de talentos (23%), e digitalização (19%).

78% afirmam que há alta correlação entre estabilidade democrática e desenvolvimento econômico do Brasil.

Outros temas relevantes pesquisados são o fortalecimento e estabilidade da democracia (36%), política industrial eficiente e moderna (29%), aumento da mão de obra qualificada (16%), sustentabilidade e preservação ambiental (14%) e acesso competitivo ao crédito (13%).

Fonte: CNN