Como a Americanas poderia se inspirar?
Assim como a Ricardo Eletro, a Americanas também pode se beneficiar com o plano de recuperação judicial para reverter a situação financeira. Como, por exemplo, pode incluir medidas como renegociação de dívidas, redução dos custos operacionais, investimentos em novas tecnologias para melhorar os processos internos da empresa e fazer parceria com startups. Esse último, foi uma mão na roda para a Ricardo Eletro lançar um marketplace em menos de 21 dias pela startup CaZco Digital.
E não é difícil imaginar o porquê: o mercado de marketplace está com tudo. Estima-se que o e-commerce movimente globalmente US$ 7,4 trilhões até 2025, segundo a análise do Global E-commerce Forecast 2022, do eMarketer, em parceria com o PayPal, que ouviu 18 mil pessoas em 18 nações.
A sacada da Ricardo Eletro em fechar parceria com a startup está na tecnologia usada no marketplace: a clientela b2b não precisa ter conhecimento em tech porque o site tem linguagem no-code e low-code ― duas das maiores tendências, segundo a Gartner. Além de oferecer painel ERP (outra grande tendência do mundo dos negócios). O que seria um diferencial para facilitar e otimizar o tempo dos clientes.
O que Ricardo Eletro faz hoje?
A varejista, que ficou conhecida por ter foco em eletrônicos, agora abriu o escopo: vende uma série de outros produtos, além de eletrônicos, tornando-se assim, uma loja de departamento. Em fevereiro de 2022, deve abrir duas lojas físicas com a marca “Nossa Eletro”, segundo o Estadão. A mudança de nome pode ser estratégica para atrair clientes. Entenda mais aqui sobre rebranding.
POR QUE IMPORTA?
É essencial lembrar que, para que um negócio sobreviva ― mesmo diante de dívidas bilionárias ―, é necessário focar em inovações e tendências que façam sentido para o seu negócio. Por exemplo, a Ricardo Eletro tem investido em tecnologias no-code e low-code no marketplace, o que representa eficiência e diferencial para clientes b2b.
Fonte: StartSe