Economia
Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Ibovespa encerra novembro com perdas de 3,4%; dólar acumula alta de 0,67%

Nesta quarta-feira, principal índice da B3 fechou com alta de 1,42%, enquanto moeda norte-americana caiu a R$ 5,20

O Ibovespa fechou esta quarta-feira (30) em alta de 1,42%, aos 112.486,01 pontos, terminando com a mesma volatilidade que marcou o mês, diante de incertezas sobre o rumo fiscal do país, bem como a equipe ministerial do novo governo.

No mês, o índice acumula perdas de 3,4%, de acordo com dados preliminares.

O sinal positivo no dia foi sustentado por apostas sobre o aperto monetário nos Estados Unidos após declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, de que o momento para moderar o ritmo das elevações dos juros pode ocorrer já em dezembro.

Já o dólar fechou em queda pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira (30), acompanhando intenso movimento internacional de busca por risco depois que o banco central norte-americano sinalizou que moderará seu ritmo de altas de juros.

A moeda norte-americana teve desvalorização de 1,68%, cotada a R$ 5,199 nesta quarta-feira. Apesar do tombo recente, o dólar ainda encerra o mês de novembro com alta de 0,67%, contrariando tendência externa, depois que temores sobre a magnitude dos gastos extrateto pretendidos pelo governo eleito e dúvidas sobre quem será o ministro da Fazenda de Luiz Inácio Lula da Silva elevaram o estresse nos mercados brasileiros mais cedo neste mês.

Entre as ações, Locaweb liderou o campo positivo, com alta de 7,55%. Petrobras (PN) e Vale (ON), que também ajudaram a puxar o índice para cima ao longo da sessão, terminaram com valorização de 5,04% e 1,5% respectivamente.

Fonte: CNN