Paulista de Catanduva, filha de um comerciante (nascido no Japão) e uma dona de casa (de ascendência japonesa, nascida no Brasil), Jeane é a primeira médica da família. Cresceu decidida pela profissão, embora tenha prestado para física no colegial. “Queria fazer medicina pelo desafio intelectual, por querer entender sistemas e mecanismos, e por exercer impacto na vida das pessoas.” Jeane está na lista da Forbes dos melhores CEOs de 2022.
Fez medicina na USP de Ribeirão Preto (SP) e partiu para a capital do estado em busca da residência no InCor, já focada em cardiologia. Concluiu o doutorado na Faculdade de Medicina da USP e pós-doutorado na University
of Nebraska Medical Center.
Começou a escrever sua história no Fleury em 2001, como médica cardiologista. “Ao voltar do pós-doutorado, fui convidada a montar a área de pesquisa, desenvolvimento e inovação.” Além de ser gerente de pesquisa a partir de 2007, atuou como gerente e diretora nas áreas de P&D e gestão de conhecimento; como diretora executiva médica (2012-2018) e diretora executiva de negócios (2018-2021). Moldou os saberes em gestão com um MBA em conhecimento, inovação e tecnologia pela FIA e em programas executivos na Harvard Business School, Wharton e Sloan School of Management, do MIT.
Qual a ligação da sua carreira de médica com a trajetória de executiva? “O link é a inovação. O olhar de você produzir o conhecimento e aplicá-lo em benefício da sociedade – isso é inovação. O Fleury é uma referência histórica nessa área (o grupo esteve na lista de Empresas Inovadoras da Forbes em 2021).”
E qual a característica comum para esses dois momentos de carreira? “A resiliência: é fundamental tanto na profissão médica, desde a sua formação, quanto na posição de CEO, pois nem tudo vai dar certo sempre. É aquela famosa frase: o sucesso é você ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo!”
Liderando o grupo desde abril do ano passado (crescimento de 30% e lançamento de 430 novos produtos e serviços), Jeane propôs três grandes pilares: continuar crescendo em medicina diagnóstica, expandir para novos serviços e evoluir a plataforma digital, que acompanhou a mudança de comportamento do cliente durante a pandemia. “O Fleury tem 96 anos e, para o marco do centenário, estruturamos a estratégia de o grupo ser mais acessível, mais integrado, mais sustentável.”
Fonte: Forbes