Economia
Terça-feira, 23 de julho de 2024

Tesouro Direto: juros avançam e títulos de inflação voltam a patamares históricos, à espera de Fed

Já entre os prefixados, o maior retorno era oferecido pelo papel com vencimento em 2033, no valor de 13,49%

Em dia de decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central americano), as atenções dos investidores estão voltadas para os Estados Unidos.

A expectativa dos agentes financeiros é que a autoridade monetária eleve a taxa dos Fed Funds em 0,75 ponto percentual, para a faixa entre 2,25% a 2,5% ao ano, segundo aponta o consenso de mercado.

Após o anúncio, os olhares estarão voltados para as falas de Jerome Powell, presidente do Fed, que deve seguir com a postura mais dura contra a inflação adotada na reunião de junho.

Para Carlos Vaz, CEO e fundador da Conti Capital, o Fed deve promover aumentos entre 0,25 ponto percentual e 0,75 ponto percentual entre setembro e dezembro deste ano, até que a inflação caía para abaixo de 6%.

A grande dúvida agora estará no discurso de Powell, se ele fará alguma menção ao processo de recessão que a economia americana pode passar nos próximos meses.

No Brasil, saem dados do saldo da dívida pública em junho e do fluxo cambial semanal. O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reúne com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

No Tesouro Direto, as taxas oferecidas pelos títulos públicos apresentam alta na manhã desta quarta-feira (27). O movimento é contrário ao que ocorre no mercado futuro de juros, em que é possível ver um recuo na maior parte dos vencimentos.

Destaque para papéis atrelados à inflação que voltaram a oferecer taxas reais em patamares históricos, ou a se aproximar de retornos recorde.

Na primeira atualização do dia, a rentabilidade real paga pelo Tesouro IPCA+2040 era de 6,29%, maior valor já oferecido por esse título.

Da mesma forma, a remuneração real oferecida pelo Tesouro IPCA+2055, por exemplo, era de 6,31%, valor próximo do recorde de 6,35% alcançado neste ano. Na sessão anterior, o juro real entregue pelo título era de 6,23%.

Já entre os prefixados, o maior retorno era oferecido pelo papel com vencimento em 2033, no valor de 13,49%, acima dos 13,35% vistos na véspera (26).

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta quarta-feira (27):

Fonte: Tesouro Direto

Fonte: InfoMoney