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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

A cervejaria que está comemorando a brecha da AB Inbev no Super Bowl

Com fim do contrato de exclusividade da dona da Bud, marcas como Coors e Miller podem disputar espaço de publicidade

A cervejaria americana Molson Coors está celebrando como numa final de campeonato. Depois de 33 anos de exclusividade absoluta da AB Inbev no Super Bowl, o maior evento do futebol americano e o mais disputado milissegundo de publicidade do país, a dona de marcas como Coors e Miller Lite vai voltar ao jogo. Ou quase isso.

Há cerca de um mês, a AB Inbev comunicou que estava abrindo mão do longevo contrato, mas somente para publicidade de bebida alcóolica durante o evento. A lambuja da Inbev para concorrentes acaba aí. A companhia continuará com a exclusividade de produto, como a cerveja da NFL vendida em estádio.

“No minuto em que ouvimos sobre o fim da exclusividade e que tínhamos uma chance, sabíamos que a gente estaria de volta ao jogo”, disse Michelle Jacques, chefe de marketing da Molson Coors, à CNBC.

A Molson Coors pretende fazer um único anúncio de 30 segundos durante a final de campeonato em 2023 – tempo que, neste ano, custou mais de US$ 7 milhões. Outras companhias mais poderosas de bebida devem preencher a lacuna, como Heineken e Diageo, e a própria AB Inbev será uma das anunciantes.

A disputa se deve à tremenda audiência do evento esportivo, com mais de 208 milhões de espectadores. A exclusividade da AB Inbev com a NFL foi iniciada em 1989. Nesse meio tempo, a concorrente tentava reagir com publicidades humoradas – como a campanha que dizia que a URL da rival era tão longa para queimar a caloria extra da Michelob Ultra em comparação à Miller Lite.

A escalada de custos de publicidade em um cenário de consumo e economia incertos também fez a PepsiCo abrir mão do patrocínio ao show do intervalo, que financiava há mais de uma década – e ainda sem novo patrocinador anunciado. A companhia anunciou o fim do contrato em maio.

Fonte: Valor Pipeline