Tecnologia
Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Iphone domina top 10 de celulares mais vendidos no mundo e Samsung é vice; veja a lista

A empresa de pesquisas Counterpoint divulgou na quarta-feira (22) o seu top 10 de celulares mais vendidos no mundo, mostrando um grande predomínio da Apple nos primeiros lugares, seguida pela Samsung com quatro aparelhos e pela chinesa Xiaomi com apenas um.

Segundo o estudo, os quatro primeiros lugares ficaram com a Apple:

  • 1º lugar – Apple Iphone 13 (5,5% de participação no mercado)
  • 2º lugar – Apple Iphone 13 Pro Max (3,4%)
  • 3 lugar – Apple Iphone 13 Pro (1,8%)
  • 4º lugar – Apple Iphone 12 (1.5%)

Em seguida aparecem os celulares da Samsung, que conquistaram quatro das dez colocações, com um modelo da Apple ainda capturando a 7ª colocação.

  • 5º lugar – Samguns Galaxy S22 Ultra 5G (1,5%)
  • 6º lugar – Samsung Galaxy A13 (1,4%)
  • 7º lugar – Apple Iphone SE 2022 (1,4%)
  • 8º lugar – Samsung Galaxy A03 Core (1,4%)
  • 9º lugar – Samsung Galaxy A53 5G (1,3%)
  • 10º lugar – Redmi Note 11 LTE (1,3%)

A surpresa foi a presença de um celular da chinesa Xiaomi, que aparece na décima colocação com o Redmi Note LTE (participação de mercado de 1,3%). Embora pequena, a presença de um modelo da companhia chinesa no ranking aponta para uma maior aceitação dos smartphones do país, muitas vezes vistos por usuários como dispositivos de segundo escalão e “cópias” dos líderes do mercado com um desempenho inferior.

Além de apresentar o ranking, a empresa ressaltou um aumento na quantidade de celulares capazes de receber internet 5G, com o avanço para 7 dispositivos no total, enquanto em abril do ano passado eram apenas quatro. Segundo a empresa, os smartphones habilitados para 5G no ranking corresponde a um terço das vendas totais. O 5G, segundo a empresa, começa a se tornar uma oferta padrão e mesmo aparelhos de preços menores já incorporaram a tecnologia.

Apple

Em relação à Apple, a pesquisa destacou a dominância dos modelos iPhone 13, que ocupam os três primeiros lugares. Ao contrário da versão anterior, o padrão (que não é Pro) manteve a liderança desde o seu lançamento e mostra um desempenho melhor em vendas na maioria dos mercados em relação a seus “colegas” mais potentes e mais caros.

Já o iPhone SE 2022 teve um grande aumento nas vendas, sobretudo no Japão, onde liderou as vendas em abril e abocanhou 18% do mercado no país. No entanto, o aparelho não tem tido desempenho semelhante nos Estados Unidos, um dos principais mercados consumidores de smartphones,

Samsung

Já a Samsung foi liderada pelo seu último lançamento, o Samguns Galaxy S22 Ultra 5G, que ficou na quinta colocação atrás dos melhores e mais recentes iPhones da Apple (ficou acima do Apple Iphone SE 2022, no entanto). O dispositivo é considerado um sucessor da série Galaxy Note e tem se tornado a preferência dos compradores de smartphones da Samsung.

Além disso, os aparelhos da classe A da Samsung, com preços bem diferentes entre os modelos, focando em consumidores específicos, ajudou a Samsung a garantir outras três colocações no ranking, segundo a Counterpoint. Mais de 50% das vendas dos aparelhos são dos mercados indianos e latino-americanos.

Por fim, o Galaxy A03 Core, que ficou na oitava colocação, demonstrou um ótimo desempenho em vendas, sendo o smartphone com preço abaixo de US$ 100 mais vendido globalmente, segundo a Counterpoint.

Xiaomi

Quanto à Xiaomi, a Counterpoint ressaltou que as vendas no Caribe e na América Latina impulsionam as vendas da marca, sendo esses mercados os maiores propulsores de mercado da empresa chinesa.

Apesar de aparecer na lista, a empresa tem sofrido problemas de logística e suas vendas tiveram uma queda de cerca de 25% em relação a abril de 2021.

Fonte: Reuters