Economia
Terça-feira, 16 de agosto de 2022

Datafolha: Lula tem 47% no primeiro turno, contra 28% de Bolsonaro

O pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 19 pontos de vantagem em relação a seu principal concorrente, Jair Bolsonaro (PL), na corrida eleitoral que será disputada em outubro deste ano, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no início da noite desta quinta-feira (23) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na comparação com a pesquisa anterior, Lula oscilou um ponto para menos, dentro da margem de erro. Já Bolsonaro conquistou um ponto para mais.

A enquete estimulada de intenções de votos no 1° turno ficou assim: Lula (47%); Jair Bolsonaro (28%); Ciro Gomes (8%); André Janones (2%); Simone Tebet (1%); Pablo Marçal (1%); Vera Lúcia (1%); Branco e nulo (7%); e Não sabe (4%).

Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Espontânea

Vale ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro cresceu na espontânea (quando o entrevistador não apresenta antes os candidatos) na comparação com a pesquisa anterior. Ele passou de 22% para 25%. Contudo, Lula segue liderando, mesmo tendo oscilado de 38% para 37%.

Fonte: Istoé