Cultura
Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Festa de Lançamento, dia 25/06 do livro de Cintia Coelho: “Tendências e Contornos da Sociedade de Consumo”.

Propaga-se que a nossa sociedade é mais consciente ao consumir (agenda ambientalista); afirma-se que os consumidores não se preocupam tanto mais em possuir bens, mas sim em viver e acumular experiências. Mas será mesmo que as mudanças nos hábitos de consumo se deram e, se dão, por uma suposta
tomada de consciência ou será que transformações sistêmicas exigem novas práticas de consumo de tempos em tempos?
Um estudo profundo sobre a intersecção de analógico e digital, e seus impactos na sociedade e no consumo. Tendo como um dos maiores insights a percepção do buscador Google como um confessionário do século XXI.
Nesse livro, a autora aponta como as relações interpessoais têm se tornado cada vez mais fracas e como as pessoas têm buscado significado e propósito por meio do consumo. E os relacionamentos pessoais, em sua parte, também se tornam objetos de consumo.
Esse insight é tangibilizado pelos dados do Google, por exemplo, no amor romântico: as buscas por aplicativos de namoro têm caído na França, talvez porque sites com vídeos de pornografia, e até a possibilidade de conversar com uma profissional do sexo pelas redes sociais esteja entre as possibilidades de relacionamentos desse mundo digital. O livro está recheado de insights poderosos desnudando o real significado (ou a falta dele) que estamos vivendo.
Dirigida a acadêmicos, estudiosos e pessoas curiosas que buscam informações e dados além do que é amplamente divulgado, principalmente pelos grandes veículos de comunicação, a presente obra apresenta fatos e questionamentos pertinentes sobre a ressignificação do consumo no início do século XXI, a coleta, armazenamento e manuseio de dados, assim como a atuação da mídia, neste cenário.

Local: Bacio Di Latte (avenida Braz Leme nº 2378)

Data: 25/06/2022, das 16h às 20h

Fonte: Data Mercantil