Cultura
Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil celebra “Dia Nacional do Reggae” nesta quarta-feira

Data em homenagem ao gênero jamaicano foi sancionada como lei em 2012 e marca aniversário da morte de Bob Marley

O Brasil celebra, nesta quarta-feira (11), o “Dia Nacional do Reggae”. A data comemorativa ao gênero musical de origem jamaicana foi instituída em 2012.

“Fica instituído o dia 11 de maio como o Dia Nacional do Reggae, data em que se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”, escreve o texto da lei sancionada pela então presidente Dilma Rousseff (PT).

A data coincide com o dia de falecimento do cantor Bob Marley, maior expoente do reggae, que morreu há 41 anos, em 1981, vítima de um câncer.

No Brasil, o gênero recebeu ampla incorporação à cultura nacional através dos trabalhos de artistas como Gilberto Gil, Natiruts e Chico César, por exemplo.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento, por conta da data, sobre as canções mais tocadas de Bob Marley no Brasil nos últimos cinco anos.

De acordo com o Ecad, “Is This Love” foi o hit mais tocado do artista no país neste período. O ranking é seguido por “Could You Be Loved”, “Stir It Up”, “Get Up Stand Up” e “Three Little Birds”.

O cantor tem 635 músicas e 1.893 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. E, neste período, mais de 75% dos rendimentos em direitos autorais vieram dos segmentos de rádio, show, música ao vivo e televisão.

“Quando as canções do jamaicano são tocadas no Brasil, os seus herdeiros continuam a receber os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira”, informou o Ecad.

“Os compositores e demais artistas estrangeiros têm seus direitos garantidos no país por meio de contratos de representação ou reciprocidade de suas sociedades com as associações de música brasileiras”, acrescentou.

Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, na vila de Nine Mile, na Jamaica.

Em 1963, ele se uniu à banda The Waillers, que o acompanharia ao longo de sua carreira artística. Em 1975, o trabalho do grupo ganhou notoriedade internacional pelo álbum “Natty Dread”, principalmente pela música “No Woman, No Cry”.

No ano seguinte, Marley teve sua casa invadida por homens armados dias antes de uma apresentação programada para diminuir a tensão sociopolítica do país. Havia um acirramento da tensão entre os partidos políticos majoritários que disputavam o controle do país, enquanto o artista militava pela paz.

De acordo com a Universidade de Washington, centenas morreram durantes os conflitos no período das eleições de 1976.

No episódio da invasão, Bob Marley foi baleado no peito e no braço, sua esposa foi atingida de raspão na cabeça, mas ambos sobreviveram – e o show programado aconteceu.

Em 1977, ao quebrar um dedão do pé durante um jogo de futebol em Paris, na França, os médicos descobriram um câncer em seu dedo. Adepto do movimento religioso Rastafári, a intervenção cirúrgica no dedo violaria os princípios rastafáris.

Em 21 de setembro de 1980, Bob Marley desmaiou enquanto corria no Central Park, em Nova York, nos Estados Unidos. Ele descobriu que o câncer já havia se espalhado para os pulmões, fígado e cérebro.

Em 23 de setembro do mesmo ano, ele fez seu último show, em Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia.

Em 11 de maio de 1981, Bob Marley morreu internado em um hospital em Miami, nos EUA. Seu corpo foi levado para a Jamaica, onde teve um funeral com música, orações e discursos em sua homenagem, que foi acompanhado por mais de seis mil pessoas.

Fonte: CNN