Internacional
Sábado, 19 de abril de 2025

Igreja Ortodoxa Russa repreende papa Francisco após comentário sobre “coroinha de Putin”

Francisco disse ao jornal italiano Corriere Della Sera que Kirill, que manifestou apoio à guerra na Ucrânia, “não pode se tornar o coroinha do [presidente Vladimir] Putin”

A Igreja Ortodoxa Russa repreendeu o papa Francisco nesta quarta-feira (4) por usar um tom errado depois que ele pediu ao patriarca Kirill que não se torne o “coroinha” do Kremlin, alertando o Vaticano que tais comentários prejudicariam o diálogo entre as Igrejas.

Francisco disse ao jornal italiano Corriere Della Sera que Kirill, que manifestou apoio à guerra na Ucrânia, “não pode se tornar o coroinha do [presidente Vladimir] Putin”.

A Igreja Ortodoxa Russa afirmou ser lamentável que um mês e meio depois de Francisco e Kirill, o patriarca de Moscou e de toda a Rússia, terem conversado diretamente, o papa tenha adotado tal tom.

“O papa Francisco escolheu um tom incorreto para transmitir o conteúdo desta conversa”, disse o Patriarcado de Moscou, embora não tenha mencionado explicitamente o comentário sobre “coroinha”.

“Tais declarações não devem contribuir para o estabelecimento de um diálogo construtivo entre as Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Russa, que é especialmente necessário no momento.”

Kirill, de 75 anos, um aliado próximo de Putin, vê a guerra como um baluarte contra um Ocidente que ele considera decadente, particularmente por causa da aceitação da homossexualidade.

Francisco, de 85 anos, pediu uma reunião em Moscou com Putin sobre a Ucrânia, mas o Kremlin disse nesta quarta-feira que não havia acordo sobre isso.

Fonte: CNN