Internacional
Quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Análise: Forças russas tentam erradicar identidade ucraniana em Kherson

Nos últimos dias, russos nomearam seus próprios funcionários para administrar a cidade

As forças russas que ocupam grande parte da região de Kherson, no sul da Ucrânia, estão tentando estender seu domínio sobre a área e erradicar sua identidade ucraniana.

Eles fizeram avanços modestos no campo de batalha, com os ucranianos reconhecendo uma perda de território na direção de Mykolaiv, a noroeste.

Nos últimos dias, os russos nomearam seus próprios funcionários para administrar Kherson, substituindo funcionários ucranianos eleitos.

Na quinta-feira, um desses funcionários recém-instalados disse que Kherson começaria a usar o rublo a partir da próxima semana e que a moeda ucraniana, a hryvnia, seria substituída dentro de quatro meses.

Além disso, os canais de televisão russos substituíram as redes ucranianas.

Agora, um dos representantes ucranianos do conselho regional de Kherson acusou as forças russas de ameaçar os educadores.

Serhii Hlan disse que a mensagem aos diretores dos ocupantes foi simples: “Ou nos dê as chaves e os documentos, ou nós os enviaremos ‘para descansar’ no porão”.

“Isso é o que os ocupantes estão dizendo à administração da escola em Kakhovka”, disse ele.

A cidade de Kakhovka tem visto vários protestos contra a presença militar russa.

Hlan disse que os russos estão exigindo que todos os equipamentos escolares sejam entregues.

“Os russos estão simplesmente destruindo a educação ucraniana, ameaçando funcionários e intimidando diretores. No total, eles planejam deixar duas escolas na cidade [abertas], o destino de outras é desconhecido”, observou o funcionário.

“Os trabalhadores estão com medo. Eles não saíram, ficaram nos territórios ocupados, vigiaram o prédio da escola”, acrescentou.

Fonte: CNN