Economia
Sexta-feira, 8 de novembro de 2024

De Kate Middleton a Gwyneth Paltrow, as fãs do calçado de R$ 2,7 bi da Alpargatas

Dona da Havaianas fará emissão de ações para financiar aquisição de 49,9% da Rothy’s, startup avaliada em mais de US$ 1 bi

Uma marca de sapatos confortáveis, amigáveis ao meio-ambiente e populares no Instagram. A Rothy’s, uma startup que já havia atraído o Goldman Sachs para o cap table e entrado no closet da princesa Kate Middleton, agora vai calçar a estratégia da Alpargatas.

A dona da Havaianas anunciou no início da noite que vai adquirir 49,9% da Rothy’s por US$ 475 milhões — o equivalente a R$ 2,7 bilhões —, em uma transação que avaliou a fabricante de sapatos em mais de US$ 1 bilhão (post money).

O M&A materializa as ambições do CEO Roberto Funari para transformar a Alpargatas em uma casa global de marcas e mostra a disposição dos controladores — a Itaúsa e a Cambuhy, firma de investimentos dos Moreira Salles — em sustentar o projeto.

Para financiar a aquisição, a Alpargatas fará uma oferta de ações que já conta com o compromisso de aporte dos controladores, que detêm 55,8% do capital total e 85,8% das ações ordinárias. Em bolsa, a dona da Havaianas vale R$ 20,8 bilhões.

De imediato, a Alpargatas já injeta US$ 50 milhões no caixa da Rothy’s. A segunda tranche primária, de US$ 150 milhões, será feita no segundo trimestre — o que dá tempo para a oferta de ações e a aprovação dos órgãos reguladores.

Ainda no primeiro semestre, a empresa investirá os US$ 275 milhões restantes, mas em uma oferta secundária. A Alpargatas terá a opção de adquirir 100% da Rothy’s, um direito que pode ser exercido entre o fim de 2022 e 2025.

Ao comprar a startup americana, a dona da Havaianas traz um negócio complementar em diversos aspectos. Regionalmente, a Rothy’s dá um salto internacional para a Alpargatas. Embora os chinelos da companhia façam sucesso no exterior, o Brasil ainda é responsável por 65% da receita, que chegou a R$ 3 bilhões entre janeiro e setembro.

A Rothy’s não só faz receita em moeda forte (mais de US$ 140 milhões em doze meses até novembro) como vem crescendo mais de 50% ao ano. A Alpargatas não deixou de crescer, é verdade, mas a startup americana dará uma nova dinâmica, ampliando as categorias de calçados.

Fonte: Valor Pipeline