Economia
Sábado, 12 de julho de 2025

Mariah Carey e um hit natalino que rende bem mais que royalties

“All I Want for Christmas Is You”, sua canção eternamente popular, é apenas uma parte do império da “rainha do Natal”

Parece ser aceito como fato que Mariah Carey é a rainha do Natal. Ela tem seus especiais de Natal para a Apple TV+ e a Coleção Mariah Carey Holiday, que é de itens à venda para as festas de fim de ano. Nos Estados Unidos, o McDonald’s oferece o “Mariah Menu” durante os 12 dias antes do Natal propriamente. E, é claro, tem também “All I Want for Christmas is you”, seu sucesso onipresente no fim do ano.

Não houve nenhum golpe de Estado em que ela e um batalhão de elfos tenham invadido o mítico reino do Natal para tomar a coroa. É tudo produto de vários anos de campanhas de mídia e de relações públicas, que aproveitaram a onda do streaming de músicas para semear a ideia de que Mariah é, milagrosamente, a monarca americana da data.

Lançada em 1994, “All I Want for Christmas Is You” é a pedra angular de sua linha comercial para as temporadas festivas de fim de ano. Passado apenas um ano do lançamento, a revista Billboard tornou-se o primeiro veículo a apelidá-la de rainha do Natal, mas o fez porque ela havia liderado as paradas musicais na última semana de dezembro de 1995 com seu álbum “Daydream”, que não tinha nada de natalino. Mariah Carey, então, teve que esperar quase 20 anos para o título honorífico ser ressuscitado — por uma agente de relações públicas.

Em 2013, ela fez uma série de apresentações em canais de TV pertencentes à NBC Universal, na época recém-adquirida pela Comcast Corp. Em comunicado à imprensa, sua então relações públicas Cindi Berger declarou, de maneira quase frívola, que Mariah fora “proclamada rainha do Natal”. Sem ligar muito para a fusão entre Estado e Igreja (a mistura de publicidade e jornalismo, no caso) no título, seis veículos da imprensa o usaram em sua cobertura sobre Carey naquele ano. Em 2020, ano do primeiro especial de Carey na Apple TV+, cerca de 125 publicações já reconheciam sua coroa.

As aparições na NBC Universal se deram no nascer dos serviços de streaming, o que incluía ninguém menos que o Spotify. Nos anos que se seguiram, não foi apenas o número de assinantes que aumentou (para quase 400 milhões), mas também a fatia de Mariah Carey. Sua música é a mais popular no Natal, de longe. Um em cada cinquenta hits de Natal ouvidos no Spotify é o seu, o dobro da proporção de sete anos atrás.

Os contratos comerciais e especiais de TV são imensamente mais lucrativos do que os menos de US$ 1 milhão por ano, estimados, que ela ganha com os direitos autorais pelo streaming da música. E esse é o verdadeiro valor de sua coroa: ser a rainha do Natal tornou a da ta – e a cantora – uma colossal fonte de lucros. Ela reina anualmente, batendo a demanda de qualquer outra celebridade.

Fonte: Valor Pipeline