A Câmara Brasileira do Livro anunciou nesta terça os dez finalistas a cada uma das 19 categorias do prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional.
Entre os concorrentes, estão a jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, que concorre por “A Máquina do Ódio”, e a colunista Karla Monteiro, por sua biografia “Samuel Wainer: O Homem que Estava Lá”.
No eixo de ficção, alguns dos romances mais elogiados do ano se destacam, como “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, “Os Supridores”, de José Falero, “O Que Ela Sussurra”, de Noemi Jaffe, e “Solução de Dois Estados”, de Michel Laub.
Maria Lúcia Alvim, morta este ano por Covid-19, foi indicada na categoria de poesia por “Batendo Pasto”. O jornalista Gilberto Dimenstein também foi indicado postumamente por Os últimos melhores dias da minha vida”, escrito em coautoria com sua mulher, Anna Penido.
Na próxima semana, o Jabuti reduz a lista para cinco finalistas em cada categoria. Os vencedores serão divulgados numa cerimônia no próximo dia 25.
Fonte: FolhaPress