Internacional
Sábado, 27 de abril de 2024

China diz que relatório dos EUA sobre origem da Covid não tem credibilidade

Um relatório de inteligência dos Estados Unidos antes confidencial que disse ser plausível a pandemia de Covid-19 ter se originado em um laboratório não tem base científica nem credibilidade, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em um comunicado.

Publicado no sábado, o documento de inteligência norte-americano atualizado disse que uma origem natural e um vazamento de laboratório são ambas hipóteses plausíveis para explicar como o Sars-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19, começou a infectar humanos, mas que a verdade pode nunca vir à tona.

Em uma resposta publicada no domingo no site da chancelaria chinesa, Wang disse que “uma mentira repetida mil vezes ainda é uma mentira”, acrescentando que os serviços de inteligência dos EUA “têm uma reputação de fraude e manipulação”.

“O rastreamento da origem do novo coronavírus é uma questão séria e complexa que deveria e só pode ser pesquisada por meio da cooperação de cientistas globais”, disse.

A China nega continuamente as alegações de que o vírus foi vazado de um laboratório especializado da cidade de Wuhan, onde a Covid-19 foi identificada pela primeira vez no final de 2019.

Wang também repetiu os apelos chineses para que os EUA abram seu próprio laboratório de Fort Detrick a especialistas internacionais.

Um estudo conjunto feito pela China e a Organização Mundial da Saúde (OMS) neste ano descartou a teoria de que a Covid-19 se originou em um laboratório, dizendo que a hipótese mais provável é que ele tenha infectado humanos de maneira natural, provavelmente através do comércio de animais silvestres.

Fonte: Reuters