Início Internacional Azerbaijão quer que corte internacional ordene que Armênia entregue mapas de minas...

Azerbaijão quer que corte internacional ordene que Armênia entregue mapas de minas terrestres

O Azerbaijão pediu nesta segunda-feira ao Tribunal Penal Internacional que ordene que a vizinha Armênia entregue mapas que diz apontarem a localização de minas terrestres em seu território, enquanto os juízes analisam alegações mútuas de que o outro lado violou um tratado contra discriminação.

Nesta altura do ano passado, tropas azeris expulsaram forças étnicas armênias de parcelas de um território que controlaram a partir dos anos 1990 dentro e no entorno da região de Nagorno-Karabakh até a Rússia mediar um cessar-fogo.

O vice-ministro das Relações Exteriores azeri, Elnur Mammadov, disse aos juízes que as medidas de emergência solicitadas são necessárias com urgência para proteger o país da “ameaça extrema” representada pelo que diz ser a recusa da Armênia de entregar os mapas.

A suposta campanha de instalação de minas terrestres “é, muito simplesmente, uma continuação da operação de limpeza étnica de décadas da Armênia e uma tentativa de manter estes territórios livres de azerbaijaneses”, disse Mammadov.

A Armênia reagirá à alegação do Azerbaijão a respeito das minas terrestres em uma audiência ainda nesta segunda-feira.

Na semana passada, a Armênia também pediu medidas de emergência ao Tribunal Penal Internacional. Advogados da Armênia disseram aos juízes que o Azerbaijão insufla o ódio étnico contra os armênios.

Já o Azerbaijão rejeitou a acusação da Armênia e disse que é o contrário e que é a Armênia quem realiza uma limpeza étnica.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Curta shows fantásticos no Sesc SP em dezembro!

Vai rolar Anelis Assumpção, Ellen Oléria, Marcos Valle, Mônica Salmaso com Lívia Nestrowski, Antonio Nóbrega e muito mais. Falou...

Bolsa avança a 106 mil pontos com impulso da PEC dos Precatórios

A Bolsa de Valores brasileira iniciou a sessão desta sexta-feira (3) ainda embalada pelo otimismo gerado na...

Moro vai passar Bolsonaro nas pesquisas até fevereiro, avaliam presidentes de partidos

Os presidentes de alguns dos principais partidos do país atualizaram os diagnósticos eleitorais nas últimas semanas e...

Indicador de produtividade da indústria cai 1,3%, no 3º trimestre

A produtividade do trabalho na indústria no terceiro trimestre de 2021 retornou ao patamar do segundo trimestre...