Internacional
Sábado, 27 de abril de 2024

Verdes e FDP debatem coalizão na Alemanha e são cortejados por siglas maiores

Os Verdes e o Partido Liberal Democrático (FDP) da Alemanha se reuniram nesta sexta-feira para uma segunda rodada de conversas exploratórias visando encontrar um terreno comum sobre o qual formar um novo governo de coalizão ou com o Partido Social Democrata (SPD), ou com os conservadores, dois grupos que cortejam as duas siglas.

Os Verdes e o FDP, que são de lados opostos do espectro político e divergem em uma gama de questões cruciais, assumiram o centro do palco depois que o SPD venceu a eleição de domingo com uma margem estreita que o obriga a procurar parceiros para governar.

Tanto o SPD de centro-esquerda quanto o bloco conservador governista, que teve o pior resultado eleitoral de sua história, precisaria do FDP de centro-direita e dos Verdes de esquerda como aliados para conseguir uma maioria parlamentar para uma coalizão.

Os Verdes se inclinam para uma trinca com FDP e SPD, enquanto o FDP preferiria que os dois partidos menores somassem forças com os conservadores da chanceler alemã Angela Merkel, que não disputou a eleição, em uma coalizão “Jamaica” – assim chamada por suas cores serem as mesmas da bandeira da nação caribenha.

“A Jamaica tem uma chance”, disse Markus Blume, secretário-geral da União Social-Cristã da Baviera (CSU), parceira da União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, aos repórteres. Merkel deixará comando do governo e o bloco conservador foi liderado por Armin Laschet na eleição.

Johannes Vogel, vice-líder do FDP, disse que o conteúdo das políticas seria crucial para o andamento das conversas sobre uma coalizão. O FDP e os Verdes planejam conversar separadamente com SPD e com o bloco conservador nos próximos dias.

Fonte: IstoéDinheiro