Início Internacional Governo espanhol diz que líder separatista catalão deve enfrentar cortes de Madri

Governo espanhol diz que líder separatista catalão deve enfrentar cortes de Madri

O governo espanhol exigiu, nesta sexta-feira, que o líder separatista catalão Carles Puigdemont seja extraditado para enfrentar acusações de sedição na Espanha, depois de ele ser detido pela polícia italiana na Sardenha.

O ex-líder da região espanhola da Catalunha deve comparecer a um tribunal de apelações da cidade sardenha de Sassari ainda nesta sexta-feira.

Agostinangelo Marras, advogado de Puigdemont na Sardenha, disse à agência de notícias italiana Ansa que a corte decidirá se confirma a prisão ou o liberta, mas não se ele deveria ser extraditado, na audiência desta sexta-feira.

A prisão de Puigdemont provavelmente causará comoção entre seus apoiadores, podendo complicar uma nova tentativa do governo espanhol para realizar conversas com o governo separatista da Catalunha a respeito do futuro da região.

A polícia isolou algumas ruas da capital catalã Barcelona depois que algumas centenas de manifestantes se reuniram diante do consulado da Itália, agitando bandeiras separatistas catalãs e bradando “Puigdemont é nosso presidente” e “Libertem Puigdemont”.

Puigdemont, de 58 anos, exilou-se na Bélgica no final de 2017 depois que a Espanha o acusou de ajudar a organizar um refendo de independência naquele mesmo ano que as cortes espanholas consideraram ilegal.

“O senhor Puigdemont precisa se submeter à ação dos tribunais, exatamente como qualquer outro cidadão”, disse o escritório do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em um comunicado.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Curta shows fantásticos no Sesc SP em dezembro!

Vai rolar Anelis Assumpção, Ellen Oléria, Marcos Valle, Mônica Salmaso com Lívia Nestrowski, Antonio Nóbrega e muito mais. Falou...

Bolsa avança a 106 mil pontos com impulso da PEC dos Precatórios

A Bolsa de Valores brasileira iniciou a sessão desta sexta-feira (3) ainda embalada pelo otimismo gerado na...

Moro vai passar Bolsonaro nas pesquisas até fevereiro, avaliam presidentes de partidos

Os presidentes de alguns dos principais partidos do país atualizaram os diagnósticos eleitorais nas últimas semanas e...

Indicador de produtividade da indústria cai 1,3%, no 3º trimestre

A produtividade do trabalho na indústria no terceiro trimestre de 2021 retornou ao patamar do segundo trimestre...