Quem ama esportes radicais não pode perder mais uma edição do Festival Rocky Spirit, que reúne 43 filmes sobre bike, surf, escalada, montanhismo e outras aventuras incríveis ao ar livre.
A 11ª edição do evento tem dois formatos gratuitos! O primeira disponibiliza todas as produções no site da mostra até o dia 3 de outubro.
Já a versão “ride-in” – ou seja, exclusiva para quem vai de bike ou a pé – acontece nos dias 2 e 3 de outubro na ciclovia do Rio Pinheiros. São duas telas com programação durante os dias inteiros: uma próxima à Ponte do Jaguaré e outra na altura da Avenida Miguel Yunis.
A ideia do festival é inspirar o público a buscar uma vida mais saudável e conectada à natureza, por meio de alguns dos melhores documentários nacionais e internacionais sobre vivências ao ar livre, esportes e meio ambiente. Muitos desses títulos nem chegam às salas tradicionais de cinema.
Entre os destaques do Festival Rocky Spirit, está o nacional “K2K”, dirigido por Karina Oliani, a primeira brasileira a conquistar o cume da K2, localizada na fronteira entre a China e o Paquistão e considerada a segunda montanha mais alta do mundo.
O documentário apresenta um novo olhar sobre essa história de conquista e superação com imagens de tirar o fôlego e até momentos assustadores.
Para quem ama surf, a dica é o documentário “É Capixaba”, de Gustavo Marcolini, que narra a jornada desse esporte em Espirito Santo por meio de imagens raras, feitas a partir de 1965.
Várias fotografias ilustram as atividades e trajes de praia da época e até registram a Expedição Avalanche, na qual as três maiores ondas do Brasil foram surfadas em 2019 na cidade de Vila Velha, até então um local desconhecido para a cena do surf.
Já “We The Power”, de David Garret Byars, é uma coprodução da Bélgica, Espanha, Reino Unido, Holanda e Alemanha sobre a revolução das energias renováveis em diversos cantos da Europa. A produção investiga pessoas que estão formando cooperativas para lidar com o sistema tradicional de força e luz.
E o curta-metragem canadense “Spirit of Adventure”, de Mike Hopkins e Scott Carlson, acompanha a transformação pessoal pela qual passou um dos diretores do filme em sua jornada incrível em cima de uma bike.
Fonte: Catraca Livre