Internacional
Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mais da metade da população de Tóquio assistiu a cerimônia de abertura

Mais de 56% das residências de Tóquio acompanharam a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ao vivo pela televisão, informa uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (26), que demonstra o interesse entre a população japonesa, apesar da grande oposição no país à organização do evento.
Esta é a segunda maior audiência na região para uma cerimônia de abertura olímpica, atrás apenas da registrada nos Jogos de Tóquio-1964.
As Olimpíadas, que tiveram a cerimônia de abertura na sexta-feira (23), acontecem praticamente sem a presença de torcedores devido à pandemia. Pesquisas divulgadas nos últimos meses mostraram uma ampla oposição entre os japoneses, que temem o aumento dos casos de Covid-19 durante o evento.
Mas isto não impediu que muitos moradores de Tóquio assistissem à cerimônia de abertura pela televisão, de acordo com a empresa Video Research Ltd.
Segundo a pesquisa de audiência, 56,4% das residências da Grande Tóquio assistiram à cerimônia ao vivo, na qual a estrela japonesa do tênis Naomi Osaka acendeu a pira olímpica depois que o imperador do Japão declarou o início oficial dos Jogos.
A cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio-1964 foi acompanhada por 61,2% das residências da região da capital.
A audiência de sexta-feira passada supera com folga as registradas durante as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos mais recentes.
Em comparação, 23,6% dos moradores de Tóquio assistiram pela televisão à cerimônia da Rio-2016, 24,9% a de Londres-2012 e 37,3% a de Pequim-2008.
A pesquisa foi realizada em 2.700 residências da região de Kanto, que inclui Tóquio e outros seis departamentos.

Fonte: FolhaPress