Os analistas do mercado financeiro passaram a enxergar um maior aperto monetário na economia já a partir deste ano, em meio ao aumento das projeções para a inflação. É o que mostra o Boletim Focus, relatório semanal divulgado pelo Banco Central (BC) com as expectativas para a economia.
As projeções para a taxa Selic ao final deste ano subiram para 6,63% ante 6,50% da semana anterior. Para o término de 2022, elas avançaram de 6,75% para 7%.
No caso da inflação, as estimativas subiram para 6,11% ao final deste ano ante 6,07% do relatório anterior. O número é superior ao teto da meta do governo, que é de 5,25%.
Para o término de 2022, houve redução de 3,77% para 3,75%.
No caso do Produto Interno Bruto (PIB), a projeção de crescimento melhorou para este ano e chegou a 5,26%, de 5,18% anteriormente. Para o ano que vem houve ligeiro recuo de 0,01 ponto, a 2,09%.
Dólar em queda
Após abrir em alta ante o real no início do pregão, o dólar perdia força e passava a apresentar baixas.
Após ficar fechado na sexta-feira por conta de um feriado, os mercados locais se ajustavam aos sinais vindos dos mercados estrangeiros, especialmente, do americano.
O Ibovespa ainda se aproveita, de forma tardia, da sexta-feira positiva nos mercados, que só faz efeito por aqui, hoje.
Na cena doméstica, os investidores seguem acompanhando a situação política, que vem ajudando a pressionar a divisa nos últimos pregões. Além de procurarem sinalizações sobre o andamento das propostas da reforma tributária, que não foram bem recebidas pelo mercado.
Por volta de 15h15 a moeda americana era negociada a R$ 5,1835, baixa de 0,97%. No mesmo horário, o Ibovespa subia 1,75%, aos 127.619 pontos.
“No Brasil, o clima segue esquentando em Brasília […] enquanto a sessão positiva para os mercados na sexta-feira pode acabar promovendo um ajuste positivo em ativos locais na abertura. Tendo isso em vista, esperamos um início de dia de viés neutro/positivo para o Ibovespa nesta segunda-feira”, escreveram analistas da Guide Investimentos, em nota matinal.
Fonte: O Globo