NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A reabertura do canal de Suez após seis dias de paralisação deve provocar um efeito dominó com impactos nas cadeias globais de suprimento e efeitos na produção da indústria global, segundo especialistas no setor.
O navio Ever Given foi desencalhado nesta segunda (29), reabrindo uma das principais rotas do comércio internacional, mas ainda assim a expectativa é que os fluxos de cargas levem algum tempo para retornar à normalidade. A embarcação interrompeu a rota que liga a Ásia e a Europa e provocou uma enorme fila de navios.
“Apesar de falarmos de região geográfica longe do Brasil, que não é parte de nossas principais rotas comerciais, esperamos impactos indiretos para o país”, diz Lucas Leite Marques, sócio do escritório especializado em direito marítimo Kincaid Mendes Vianna Advogados.
“Pelo canal, transitam mercadorias que são matérias-primas para insumos mais diversos, combustíveis e outros derivados de petróleo, então uma hora o reflexo vai ser sentido por toda a cadeia econômica.”
Além disso, diz, a interrupção do fluxo pelo canal sobrecarregou portos europeus e asiáticos que esperavam os navios que passam pela região para escoar suas cargas, com efeitos já sentidos em estradas de acesso e até em indústrias que dependem da rota.
“Além de atrasos em toda a cadeia logística, como efeito dominó a gente vê indisponibilidades de contêineres no mercado, o que já foi visto na pandemia, aumento de custos das mercadorias e variações nos preços de frete.”
O presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, diz que ainda não ouviu relatos de impactos da crise sobre empresas brasileiras que dependem do comércio marítimo de cargas.
Mas, em sua avaliação, pode haver atrasos em entregas e prejuízos financeiros decorrentes da paralisação. “E, num primeiro momento, elevação dos preços do petróleo e dos fretes”, diz, esperando que os impactos sejam pontuais. “Quando o fluxo for regularizado, reajusta-se novamente. Para o Brasil [devem ocorrer], apenas atrasos nas estatísticas.”
Economia
Quarta-feira, 9 de outubro de 2024
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