Economia
Quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Saúde iD: o novo produto do Fleury para quem não tem plano de saúde

Grupo Fleury está de olho nas oportunidades do mercado de brasileiros sem plano de saúde. Apostando suas fichas em soluções digitais, a companhia, conhecida pela medicina diagnóstica, acaba de lançar um serviço para pessoas físicas que dá direito a consultas online, exames e descontos em medicamentos.

Chamada de Saúde iD, essa nova plataforma foi lançada em setembro de 2020 como um serviço adicional para funcionários de empresas clientes do Fleury. Hoje, cerca de 7 milhões de empregados utilizam a solução, que recebeu um investimento de 50 milhões de reais do grupo no ano passado.

Agora, o Fleury decidiu que era hora de abrir o serviço para pessoas físicas que não possuem plano de saúde. Inicialmente, o projeto tem como meta atender a 5.000 pessoas na cidade de São Paulo, mas, a depender dos resultados, pode ser expandido para outras regiões do país ainda este ano.

Há dois modelos de assinatura, o light e o plus. No primeiro, a mensalidade custa 29,90 reais e dá direto a uma teleconsulta com retorno por mês e a 14 exames mensais feitos nas clínicas a+ Medicina Diagnóstica, que são do grupo. No modelo plus, a assinatura é de 59,90 reais. Basicamente, ela oferece tudo que a opção mais econômica trás, com o diferencial de que o cliente poder realizar também consultas presenciais, se desejar.

Na plataforma, as consultas são feitas por médicos de família e clínicos gerais, que ajudam o paciente a resolver o problema e ainda fazem o controle de doenças crônicas (como hipertensão e diabetes). Todo o histórico de consultas, exames, vacinas e medicamentos utilizados pelos clientes ficam salvos no Saúde iD. Essa ferramenta de histórico médico digital também pode ser acessada gratuitamente por não assinantes.

“Nosso objetivo é dar acesso à saúde de qualidade para os 76% da população que não possuem plano de saúde. Para isso, apostamos no modelo de plataforma”, diz Eduardo Oliveira, presidente do Saúde iD. Além das soluções próprias, o aplicativo traz benefícios exclusivos de empresas parceiras como ePharma, Far.Me, Hypera Pharma, Danone Nutricia e Sommos DNA.

O projeto do Saúde iD começou quando o Fleury adquiriu a empresa de gestão médica SantéCorp, fundada por Oliveira, por 15 milhões de reais em 2018. De lá para cá, a missão do executivo ser desenvolver uma plataforma de saúde inspirada nas big techs, como Google e Microsoft, que oferecem uma série de serviços correlatos para os usuários.

Hoje, 640 pessoas trabalham na empresa desenvolvendo principalmente três frentes de negócio: corporativa, para médicos e para o consumidor final.

Na frente corporativa, a empresa oferece seus serviços sem marca para outras companhias utilizarem, como o Bradesco. Assim, quando um cliente da seguradora usa o serviço de telemedicina, ele está navegando em uma plataforma desenvolvida pela Saúde iD sem saber.

No caso dos médicos, a Saúde iD oferece uma ferramenta de consultório digital, que agrega, em um único lugar, a telemedicina, o prontuário, o receituário eletrônico, o sistema de solicitar exames e de trocar documentos com o pacientes. O serviço pode ser usado gratuitamente, mas a partir de um limite de consultas, passa a ser pago.

“O que a gente busca nesse momento é aumentar a nossa base de clientes no modelo B2B [venda para outras empresas], aprimorar as ofertas de produtos para os médicos e trazer mais parceiros para o B2C [venda para o consumidor final]”, diz Oliveira.

Segundo o presidente, depois do lançamento da versão para pessoas físicas, o foco da companhia será o lançamento de novas ferramentas para ajudar na eficiência da telemedicina e do diagnóstico remoto.

Fonte: Exame