Cultura
Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Confira a lista de vencedores da Mostra de Cinema de São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou, na noite desta quarta-feira (4), os vencedores de sua 44ª edição. A cerimônia de premiação aconteceu no parque Ibirapuera e foi transmitida em tempo real pela internet.
Entre os críticos, os prêmios de melhor título nacional e de melhor título estrangeiro foram para “Glauber, Claro” e “Mosquito”, nesta ordem. Já a Abraccine premiou “Êxtase”, de Moara Passoni, como melhor longa nacional de um diretor estreante.
O público, por sua vez, escolheu “Welcome to Chechnya” como melhor documentário e “Não Há Mal Algum” como melhor ficção estrangeiros. Os brasileiros laureados pelos espectadores foram o documentário “Chico Rei entre Nós” e o drama “Valentina”.
Já o júri da Mostra escolheu como recipientes do troféu Bandeira Paulista os longas “17 Quadras”, na categoria documentário, e “Eyimofe”, em ficção. Também decidiu distribuir menções honrosas à atriz Thiessa Woinbackk, protagonista de “Valentina”, e ao filme “Chico Rei entre Nós”.
Foi virtualmente que boa parte das sessões desses e de outros longas aconteceram. No total, 65.519 entradas foram vendidas até a tarde desta terça pela plataforma Mostra Play, serviço de streaming criado exclusivamente para o festival. Nas parceiras Spcine Play, Sesc Digital e Belas Artes à la Carte, foram 30.610 até o domingo. Sessões em drive-ins e no Ibirapuera somaram pelo menos 3.700 espectadores.
Além de laurear os melhores filmes desta edição, a cerimônia desta quarta também homenageou o cineasta Walter Salles, que recebeu um prêmio especial da Federação Internacional de Arquivo de Filmes, e os funcionários da Cinemateca, recipientes do prêmio Humanidade pela manutenção do acervo do local em meio ao descaso do governo em relação ao órgão. O prêmio Leon Cakoff foi para a produtora Sara Silveira.
Apesar de a Mostra ter acabado, oficialmente, nesta quarta, cerca de cem filmes de sua seleção continuam disponíveis pela internet até o dia 8 de novembro, na tradicional repescagem. Os ingressos seguem custando R$ 6.
*
Vencedores da 44ª Mostra de SP
Prêmio do Júri – Melhor Documentário (Competição Novos Diretores)
“17 Quadras”, de Davy Rothbart

Prêmio do Júri – Melhor Ficção (Competiç ão Novos Diretores)
“Eyimofe”, de Arie Esiri e Chuko Esiri

Menção honrosa do júri
“Chico Rei entre Nós”, de Joyce Prado
Thiessa Woinbackk, pela atuação no filme “Valentina”

Prêmio do Público – Melhor Documentário Brasileiro
“Chico Rei entre Nós”, de Joyce Prado

Prêmio do Público – Melhor Filme de Ficção Brasileiro
“Valentina”, de Cássio Pereira dos Santos

Prêmio do Público – Melhor Documentário Internacional
“Welcome to Chechnya”, de David France

Prêmio do Público – Melhor Filme de Ficção Internacional
“Não Há Mal Algum”, de Mohammad Rasoulof

Prêmio da Crítica – Melhor Filme Internacional
“Mosquito”, de João Nuno Pinto

Prêmio da Crítica – Melhor Filme Brasileiro
“Glauber, Claro”, de César Meneghetti

Prêmio da Abraccine – Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante
“Êxtase”, de Moara Passoni

Prêmio Incubadora Paradiso (apoio ao desenvolvimento de novos filmes)
“Neuros”, de Guilherme Coelho