Economia
Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Airbnb inicia processo de entrada na Bolsa de Nova York

A plataforma de aluguel de residências Airbnb informou nesta quarta-feira (19) que apresentou documentos confidenciais às autoridades da Bolsa de Valores de Nova York para iniciar seu processo de abertura de capital. O número de ações ofertadas e o preço ainda não foram determinados, segundo a empresa.

A decisão, adiantada pela imprensa norte-americana há algumas semanas, ocorre em um momento em que o mercado de turismo e viagens sofre o impacto da pandemia do novo coronavírus.

Permitido desde 2012 por uma lei dos Estados Unidos e estendido em 2017 a grandes empresas pela Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), o procedimento de pedido confidencial visa favorecer a listagem sem a divulgação de algumas informações antes de um estágio avançado do processo.

O grupo sediado em San Francisco comunicou em setembro do ano passado sua intenção de abrir o capital em 2020, mas teve que suspender seu projeto devido à pandemia de COVID-19, que afetou diretamente suas atividades.

No início de maio, a companhia anunciou a demissão de 25% de seus 7.500 funcionários em todo o mundo. “Atravessamos coletivamente a crise mais dolorosa de nossas vidas”, disse Brian Chesky, co-fundador da empresa, na ocasião.

Em abril, o Airbnb valia cerca de 18 bilhões de dólares, de acordo com o canal americano CNBC, bem abaixo dos 35 bilhões estimados antes da pandemia.

Fonte: IstoeDinheiro