Cultura
Domingo, 13 de outubro de 2024

Uma Obra de Oscar Niemeyer – A História do Edifício Copan

A cidade de São Paulo conta com um edifício extremamente curioso. Trata-se do edifício Copan, localizado no centro. A construção é um símbolo da arquitetura moderna nacional, já que foi concebida pelo líder do movimento Oscar Niemeyer, no ano de 1954.

O prédio foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo e, a ideia principal, era fazer do Copan  um grande centro urbanístico. O projeto original tinha 2 prédios sendo que um deles deveria conter 30 andares residenciais e um segundo  edifício que abrigaria um hotel com 600 quartos. Os dois, seriam interligados por uma marquise no térreo e ali deveria ter garagens, cinema, teatro, entre outros.

Mas, curiosamente, apenas a parte residencial do projeto foi construída. O empreendimento também fazia parte das comemorações dos 400 anos de São Paulo e o foco era  explorar a parte turística da capital.

As obras começariam só em 1957, depois de muitas alterações em seus planos originais. Ele só seria inaugurado no dia 25 de maio de 1966. Como curiosidade, vale destacar que o prédio tem a maior estrutura de concreto armado e maciço do país: 115 metros de altura, divididos em 32 andares e aproximadamente 120 mil m² de construção.

A verticalização, como ficou conhecido o projeto de construção dos prédios, somente alavancou em meados dos anos 50. Nessa época, a economia paulistana crescia em um ritmo bem acelerado, fazendo com que a capital ganhasse o status de metrópole. Para fazer jus a isso, a cidade precisava de monumentos para representar o seu tamanho.E o Copan, vem justamente nesse patamar, já que possuía forma arrojada, uma estrutura diferente dos demais prédios da cidade.

Seu formato em forma de “S” está sempre a vista das pessoas que passam pelas principais vias da cidade de São Paulo. Ele está localizado na Avenida Ipiranga, 200 e é considerado um dos símbolos da nossa cidade.