Internacional
Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Quase 2 mil soldados ucranianos se renderam em Azovstal, diz ministro russo

Ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, também declarou que 177 civis foram evacuados da planta siderúrgica

O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu disse que quase 2 mil soldados ucranianos se renderam na planta siderúrgica de Azovstal, em Mariupol.

Em comentários veiculados pela mídia estatal russa nesta sexta-feira (20), Shoigu disse: “O bloqueio da planta de Azovstal continua…Nacionalistas estão ativamente se rendendo. Até o momento, 1.908 pessoas abandonaram suas armas.” A CNN não pode verificar os números independentemente.

Azovstal foi o último reduto em Mariupol ocupada pelos russos e se tornou um símbolo da resistência ucraniana sob o bombardeio russo.

O número anterior dado pelo Ministério de Defesa da Rússia na quinta-feira (19) foi de 1.730 soldados ucranianos.

Shoigu também disse que 177 civis foram evacuados da planta, mas ele aparentou estar dando informações sobre o total calculado na última semana.

“Todos receberam assistência médica e psicológica qualificada”, disse Shoigu.

“Eu garanto que as forças armadas russas estão fazendo tudo para prevenir as mortes dentre a população civil. Desde o início da operação militar especial [termo usado por Moscou para designar a guerra na Ucrânia], mais de 1,37 milhões de pessoas foram evacuadas das regiões perigosas da repúblicas populares [as regiões separatistas autodeclaradas pró-Rússia]”, afirmou Shoigu.

Esse número não pode ser independentemente verificado. A Ucrânia alegou que mais de um milhão de pessoas foram forçosamente deportadas de partes do país que estavam sob seu controle antes do início da invasão russa.

Fonte: CNN