
Lançamento tem divulgação de pesquisa exclusiva sobre futebol, torcedores e bets, evento e estreia de programa com Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol
Referência na cobertura de Economia e Negócios no Brasil, o InfoMoney anuncia sua entrada na cobertura de Negócios do Esporte. O assunto é tema de reportagens do portal e nas redes sociais nos últimos meses, mas agora passa a figurar como uma editoria e contar com esforços dedicados e novidades. Para marcar o lançamento, o InfoMoney divulga uma pesquisa exclusiva sobre futebol, torcedores e bets, promove evento com grandes nomes do setor e estreia um programa no Youtube.
“A indústria do esporte movimenta cerca de R$ 1 trilhão no mundo todos os anos, e estamos vivendo uma revolução que impacta diretamente a forma como nos relacionamos enquanto sociedade, seja ao assistir um jogo, ao consumir um produto relacionado ou fazer um investimento numa visão de negócio e retornos”— Matheus Lombardi, CEO do InfoMoney
O líder do InfoMoney prossegue: “Para o InfoMoney, essa cobertura faz ainda mais sentido, pelo fato de o tema estar diretamente relacionado aos interesses da nossa sofisticada e exigente audiência.” Estudo da Timelens de março corrobora a decisão estratégica. A pesquisa identificou que “Esportes” é o terceiro tema com que o público mais engaja nas publicações do InfoMoney nas redes sociais, com 15,3% de participação. O assunto fica atrás somente de “Economia”, com 39,2%, e “Política”, com 24,2%.
A entrada do InfoMoney na cobertura se dá em um momento de profissionalização na gestão de clubes, em busca de novos modelos de financiamento, e de atletas e ex-atletas se tornando marcas e construindo empresas. O contexto também está aquecido por discussões sobre patrocínio, marketing esportivo e direito de transmissão que vão muito além do futebol.
Estudo da ESPM estima que a indústria do esporte movimenta no Brasil R$ 31 bilhões por ano, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
A cobertura de Negócios do Esporte do InfoMoney abarca informações de negócios que movimentam o esporte, grandes eventos esportivos, políticas públicas e responsabilidade social e E-sports. A proposta é olhar o setor como um todo, incluindo na pauta Fórmula 1, tênis, basquete, beisebol, entre outras modalidades.
Evento ‘Sport & Business’ e pesquisa exclusiva
O pontapé inicial da cobertura de Negócios do Esporte da InfoMoney acontece em evento nesta terça-feira (18), em São Paulo. O “Sport & Business Summit InfoMoney” reúne investidores e dirigentes do setor, especialistas em marketing esportivo e atletas.
No Summit será apresentada pesquisa exclusiva da InfoMoney conduzida pela TM20 Branding e Brazil Panels sobre futebol, clubes, torcedores e bets. A cobertura completa do evento, fechado a convidados, estará disponível no site e nas redes sociais do InfoMoney.
A ocasião dará palco ainda à Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol, que passa a ter um programa fixo no YouTube do InfoMoney, o “Game Changers”.
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, Marcelo Teixeira, presidente do Santos, e Alex Bourgeois, CEO Portuguesa SAF, discutem o modelo de SAF no futebol brasileiro em painel.
Lisandro Lopez, CMO da XP, Mauricio Portela, fundador da Live Mode, e Fabio Laudísio, global marketing partnership da NBA, protagonizam painel sobre ligas como alavanca de negócios e fortalecimento de marca.
No futebol, a expectativa é que a criação de uma liga destrave um valor ainda inexplorado pelos clubes, em um movimento que acompanha a pulverização da negociação por direitos de transmissão. SAFs, alternativas para estrutura de capital e profissionalização, em outro sentido, aproximam os times da Faria Lima.
Ligas de esportes americanas, por outro lado, têm crescido o apetite no público consumidor brasileiro e a relação com grandes marcas. A NBA calcula que seus fãs no Brasil já sejam mais de 50 milhões e a liga de basquete fechou, em 2024, seu ano com o maior número de patrocinadores no Brasil. A NFL, de futebol americano, se prepara para o seu segundo jogo sediado no País em 2025.
Fonte: InfoMoney