Economia
Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Imóvel ideal mais buscado é de 61 a 90 m2 e com valor até R$ 500 mil, diz pesquisa

O DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, divulgou nesta quarta-feira, 11, os resultados da pesquisa Tendências de Moradia, que tem o objetivo de compreender os interesses e a percepção do público que pretende comprar um imóvel. Os números foram divulgados no evento Conecta Imobi 2024.

Para cerca de 70% dos entrevistados, o orçamento limite para a compra do imóvel é de até R$ 499.999. O levantamento aponta que os imóveis mais buscados têm de 61 a 90m² (25%) e possuem dois ou três dormitórios. 

Média do preço de imóvel que os consumidores estão dispostos a pagar é de R$ 352 mil

A maioria deseja imóveis com uma suíte (60%), dois banheiros (41%), ambiente para home office (59%) e uma vaga na garagem (76%), de preferência coberta. Outras características importantes são espaços mais arejados e que possuam quintal ou varanda. No que se refere a itens de lazer, churrasqueira, sala de ginástica e piscina externa são prioridades. 

 Maioria procura imóveis acima de 45m²

O levantamento ainda apurou que a maioria dos compradores são homens na faixa etária de 41 a 59 anos. Sobre a finalidade do imóvel, 88% dos compradores priorizam a moradia, enquanto 12% destacam o investimento.  

Trabalho presencial aumenta de 52% para 69% em um ano 

Outro dado levantado foi o índice de trabalho presencial. O número de brasileiros que afirmam trabalhar fora de casa passou de 52% em 2023 para 69% em 2024. Com isso, algumas tendências se fortaleceram, como o desejo de comprar uma casa na mesma cidade em que mora atualmente. 

“De 2022 para cá, temos acompanhado esse crescimento de respondentes que dizem ter voltado a trabalhar nos escritórios, o que não significa, porém, o retorno 100%, mas sim um formato híbrido. Vemos, por exemplo, mais pessoas buscando imóveis na cidade em que moram, 80%. Entre quem afirma que pode trabalhar em casa, o desejo pelo espaço específico para escritório é apontado por  59%”, explica Gabriela Domingos, especialista em Inteligência de Mercado no Grupo OLX. 

Fonte: IstoéDinheiro