Negócios
Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Tribunal do Cade reprova aquisição da Smile pela Hapvida

Na quarta-feira (10), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) rejeitou a aquisição da operadora Smile Saúde pela Hapvida, uma gigante do setor, devido à falta de acordo entre as partes para abordar preocupações do órgão regulador. Seis dos sete conselheiros votaram pela reprovação da operação, seguindo o relator Luis Henrique Braido.

A aquisição da Smile, uma operadora com cerca de 80 mil clientes, foi anunciada pela Hapvida por R$ 300 milhões no início do ano passado. A rejeição ocorre em um momento em que a Hapvida está se recuperando de resultados fracos após uma série de aquisições. A empresa levantou cerca de R$ 1 bilhão em uma operação de aumento de capital em abril. As ações da Hapvida subiram mais de 4% após a decisão do Cade.

Os conselheiros citaram a falta de entendimento entre as empresas para buscar uma solução para as preocupações de concorrência já manifestadas pelo órgão regulador. O conselheiro Gustavo Freitas de Lima também observou que muitos recursos foram gastos em fusões e aquisições, mas o setor não parece ter sido beneficiado pelos usuários. O conselheiro Luiz Augusto Hoffmann destacou que o prazo legal para análise do caso quase expirou, mostrando que o tribunal fez o seu melhor para um acordo entre as partes.

Fonte: Reuters