Negócios
Sábado, 6 de julho de 2024

Das quadras ao venture capital: Serena Williams já encontrou 13 unicórnios

Gestora da tenista, Serena Ventures prepara captação de novo fundo

Depois de lançar um primeiro fundo de US$ 111 milhões em março, a firma de venture capital da multicampeã Serena Williams, a Serena Ventures, quer captar novamente em breve. Parte dos recursos será reservada para investimentos em países africanos e na América Latina, contou a lenda do tênis em painel da Expert XP nesta quinta-feira. O Brasil, prometeu vai ganhar atenção especial.

Focado em early stage, o fundo já investiu em 160 empresas, sendo 68% fundadas por mulheres, pretos, pardos e asiáticos, em um portfólio que conta com 13 unicórnios – como a rede de cafeteria indonésia Kopi Kenangan e a fintech americana Esusu, que reporta dados de aluguel aos birôs de crédito para criar score de quem estava fora do sistema financeiro. O fundo já realizou lucro com ao menos seis saídas, incluindo a healthtech de vitaminas Olly e a fabricante de produtos para depilação Billie, vendida à P&G.

O desejo de apoiar fundadoras acompanha Williams desde a infância, mas ganhou força durante uma conferência do J.P. Morgan, há cinco anos, quando ela descobriu que menos de 2% dos recursos de venture capital são destinados a empreendedoras.

“Eu acredito que os melhores fundadores são aqueles que resolvem uma dor pela qual passaram ou que impactou alguém importante em suas vidas”, disse Williams. “Quando o mercado mudar, o que você vai fazer? Se não é algo que está conectado ao seu propósito, dificilmente vou apoiar esta ideia.”

Ao longo de sua brilhante carreira, a atleta prestava atenção à atuação de grandes companhias que patrocinavam colegas e pagavam por publicidade na lateral das quadras. Para estruturar os investimentos, a tenista fez uma imersão no Vale do Silício e se apaixonou pelo mundo das startups. No early stage, diz Williams, era mais fácil causar impacto, não só financeiro. Desde então, são nove anos atuando no mercado de venture capital.

Williams é a mais nova de cinco irmãs e nasceu em uma pequena cidade de Michigan, nos Estados Unidos. Com apenas três anos de idade, começou a jogar tênis estimulada pelo pai Richard Williams, que ganhou notoriedade com o filme estrelado por Will Smith. Durante sua carreira, a tenista venceu 23 Grand Slams e se tornou a maior vencedora dos principais campeonatos na era aberta do esporte. Aos 40 anos, é vencedora de 73 campeonatos na categoria simples.

Fonte: Valor Pipeline